domingo, 31 de maio de 2009

CASAS PRÓPRIAS OU IMPRÓPRIAS?

Fonte: Folha de São Paulo
Painel do Leitor
31-05-2009

Circo dos horrores
"É inadmissível que a Prefeitura de Teresina (PI) ofereça, com a maior naturalidade e cinismo, barro para os desabrigados reconstruírem suas choças ("Teresina dá barro para flagelado reerguer casa", Cotidiano, 25/5). Enquanto isso, parlamentares recebem R$ 3.800 por mês como auxílio-moradia. O Brasil virou mesmo um circo dos horrores."
LUIZ ANTONIO MOURA CASTRO (Bauru, SP)
"É um grande equívoco das autoridades atribuir aos fenômenos naturais a culpa por várias tragédias. A barragem no Piauí já vinha dando indícios de comprometimento de sua estrutura principal. Reparos eram realizados sistematicamente e havia uma preocupação sobre a possibilidade de rompimento.
Não dá mais para aceitar que a previsão meteorológica atrelada à tomada de decisões não seja considerada em situações de risco. Alguns dias antes da tragédia, foi tomada a decisão de retorno da população para as áreas consideradas de risco. Foi essa população que morreu, se feriu e perdeu o que tinha.
Responsabilidade de convivência com o risco é isto: acompanhamento técnico permanente, monitoramento da situação, implantação de níveis de alerta, definição de responsabilidades e decisões e ações rápidas. A chuva não é a responsável, é o agente deflagrador."
JOSÉ LUÍS RIDENTE JÚNIOR, geólogo (São Paulo, SP)

QUESTÕES:
1-Comente a afirmação de Luiz Antônio Moura e Castro sobre a atitude da Prefeitura de Teresina de doar barro para os flagelados reconstruírem as suas "casas" arrasadas pelas enchentes.

2-Comente a carta do geólogo José Luís Ridenti Júnior.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que os personagens centrais sejam uma família de flagelados, vítimas da recente enchente no Piauí.

2-Escreva uma carta a Luiz Antônio Moura Castro, argumentando a favor ou contra as colocações que ele fez em sua carta publicada na "Folha".

3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A CARÊNCIA DE CASAS SEGURAS PARA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO. Aborde o problema das casas populares, construídas pelo governo, com materiais de baixa qualidade, casas feitas de pau a pique, com barro e bambu, levantadas em áreas de risco.

terça-feira, 26 de maio de 2009

ENCAIXE DE PALAVRAS

Propostas temáticas:

1-Utilizando as palavras abaixo:

corrupção-Brasil-impunidade-mentira-omissão-repetição-miséria-violência,
escreva um texto dissertativo, que tenha um tema bem definido. Tome cuidado para que o texto não fique fragmentado, sem coesão.


2-Utilizando as palavras abaixo:

medo-noite-perseguição-explosão-casarão-viúva-espelho-esconderijo,
escreva um texto narrativo que tenha um desfecho surpreendente.

Seja qual for a proposta escolhida, grife as palavras utilizadas no encaixe.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS NA MÍDIA

Fonte: Folha de São Paulo
Painel do Leitor
25-052009
"O diálogo entre Maisa e Silvio Santos exposto na última edição do caderno Mais!, aliado a outros diálogos nos quais o apresentador constrange a menina por chorar no palco "como se fosse uma criancinha de um mês de idade", revela a monstruosidade de nossa sociedade, que aceita e aplaude esse tipo de exploração, tão perversa quanto qualquer outra exploração infantil. Não é o caso, obviamente, de proibir a participação de crianças em programas televisivos, mas de direcioná-las a um público infantil, de permitir que crianças continuem sendo crianças.
A diferença entre o uso da inocência para satisfazer a lascívia humana (entenda-se pedofilia) e o mesmo uso para ganhar ibope está na legitimação dada ao segundo pelo capitalismo."
FILIPE TEIXEIRA DA SILVA (Jundiaí, SP)
Diálogo entre Maisa e Silvio Santos

Fonte: Folha de São Paulo
Caderno Mais
24-05-2009

[Maisa para Sílvio Santos] "Silvio, (...) uma pergunta que meus amigos fazem: é verdade que você vai ao cabeleireiro e [coloca] um tipo de uma peruca?"
[Silvio Santos] "Você tem alguma coisa a ver com o meu cabelo?" [...] "Maisa, fiquei vendo seu programa quando você começou a sua carreira... Você era muito ruim, feia, desajeitada. A roupa era feia, o cabelo era feio. Você agora é toda bonita, toda simpática, sorridente, inteligente. É só insubordinada, o resto melhorou muito. O que você espera fazer daqui a dois ou três anos, quando o público não der mais bola para você? Porque agora você agrada o público, você é uma menininha de seis anos que responde como gente grande. Mas daqui a uns quatro anos, quando você tiver dez anos e já for uma mocinha, você acha que o público vai gostar de você?

--------------------------------------------------------------------------------
Transcrição de diálogo entre Maisa e Silvio Santos ocorrido durante o Programa Silvio Santos, no SBT, em 16 novembro de 2008.

QUESTÕES:

1-Você concorda com o leitor quando ele compara a pedofilia ao tratamento que certos apresentadores dispensam às crianças em alguns programas de televisão?
2-Comente o diálogo entre Sílvio Santos e Maisa, acima.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma carta argumentativa ao jornal Folha de São Paulo protestando contra a humilhação de crianças em programas televisivos.
2-Escreva uma narrativa que tenha como narrador-personagem adulto recordando-se de como ficou a sua vida depois de um sucesso efêmero em um programa de televisão quando tinha seis anos.
3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Como regulamentar e fiscalizar a participação de crianças em programas de televisão e novelas?

domingo, 24 de maio de 2009

A LUTA CONTRA OS POLÍTICOS DESONESTOS

Fonte: ESTADAO.COM.BR ESTADO S. PAULO JORNAL DA TARDE
A luta contra os ''fichas sujas''
Sociedade civil se organiza para combater políticos que têm crimes na vida pregressa


Tamanho do texto? A A A A
O aluno de Letras da Universidade de São Paulo (USP) Fernando Tossunian, de 31 anos, é um dos mais ativos participantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), organização não-governamental formada por entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e 40 outras, que tem como objetivo fiscalizar os políticos.

No momento, ele se dedica a obter adeptos para fazer valer um projeto de iniciativa popular, que precisa de 1,3 milhão de assinaturas - o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro - para que a vida pregressa dos postulantes às eleições seja observada quando da candidatura, barrando pretendentes a cargos eletivos acusados de crimes. O projeto torna inelegíveis condenados na Justiça e políticos que renunciaram ao mandato para não serem cassados.

"Acho que tenho obrigação de fazer isso. Sou católico praticante, não filiado a nenhum partido, e esse é um trabalho voluntário que precisa ser feito, em nome da política limpa", afirmou Tossunian. Nas eleições do ano passado, ele ficou duas horas em frente a uma zona eleitoral em seu bairro, na zona norte da capital paulista, e conseguiu obter 120 assinaturas em apoio ao projeto, o equivalente a uma por minuto.

O trabalho realizado pelo estudante e por cinco mil voluntários em todo o País é o chamado projeto Ficha Limpa, que já conta com quase 700 mil assinaturas. O Paraná, com cerca de 140 mil assinaturas, é o Estado brasileiro que mandou a maior contribuição nacional, em Brasília. São Paulo vem a seguir, com 94 mil. O MCCE tem experiência na área: há dez anos, outra iniciativa com cerca de um milhão de assinantes levou à criação de mais um artigo no Código Eleitoral, o 41-A, que ajudou a levar à cassação dos governadores Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, e Jackson Lago (PDT), do Maranhão. Era a Lei 9.840, de iniciativa popular , aprovada em tempo recorde pelo colégio de líderes, sob forte pressão da opinião pública.

"O que aconteceu é que, com esse novo artigo, os juízes eleitorais passaram a observar príncípios como a moralidade e não somente a potencialidade do ato. Assim, comprar um voto pode não interferir no resultado final da eleição, mas é um crime, de qualquer forma, e não pode ser tolerado", explicou a coordenadora do movimento em São Paulo, Carmen Cecília do Amaral.

A receptividade da população às listas de assinaturas, de acordo com ela, é a melhor possível. "As pessoas querem ter, ao menos, a certeza de que os candidatos que os partidos lhe apresentam são pessoas honestas", comentou Carmen. "As leis de iniciativa popular são provas de que a população pode agir, de forma a fiscalizar e impor limites a seus representantes." A coleta começou a partir de abril do ano passado, em uma iniciativa da CNBB.

Coordenador do movimento em Guarulhos, Grande São Paulo, Marlon Lélis disse que o episódio do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), que afirmou estar se lixando para a opinião pública no caso da investigação do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) ajudou a obter mais adesões. "Este é um típico caso de quem tem certeza de que não será punido. Como não há formas legais de tirar um parlamentar do cargo, eles consideram que não têm satisfações a dar à opinião pública."

Interessados em participar podem encontrar no site www.mcce.org.br fichas de adesão e folhas do abaixo-assinado em prol da lei. Haverá coleta de assinaturas nos dias 22 e 26 de junho no Conjunto Nacional, em São Paulo.

QUESTÕES:

1-Comente a matéria do Estadão de hoje sobre os políticos com ficha suja.

2-Você acredita que a sociedade civil organizada possa barrar nas próximas eleições as candidaturas de candidatos de ficha suja?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A LUTA CONTRA OS "FICHAS SUJAS".

2-Escreva uma narrativa que tenha como protagonista um político corrupto que "não está nem aí" para a opinião pública.

3-Escreva uma carta argumentativa ao deputado Sérgio Moraes, que afirmou "estar se lixando" para a opinião pública, criticando a sua atitude.

sábado, 23 de maio de 2009

HOMICÍDIO EM RIO CLARO

Fonte: Folha de São Paulo
23-05-2009

Painel do Leitor

Morte em Rio Claro
"A forma como o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) tem sido aplicado transformou-se em ferramenta de demagogos e de pessoas sem o menor escrúpulo, que usam essa lei para defender, a qualquer custo, o crime praticado por menores, indiferentes à dor provocada em famílias inteiras. Enquanto os que têm a responsabilidade para mudar essa aberração jurídica ficarem de "papo pro ar", sem nada fazer, Gabrielas continuarão sendo mortas de forma covarde pelas mãos de monstros menores de idade.
Essa lei maldita tem funcionado como uma clara apologia ao espírito de passar a mão na cabeça, evidenciando que aquilo que deveria ser um ato moderno e justo tornou-se, na verdade, uma máquina de produção em série de marginais."

PETER GUIMARÃES STOIMENOF-Brasília -DF

QUESTÕES:
1-Você concorda com a opinião do leitor?

2-E com a maneira emocional com que ele se expressou?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A diminuição da idade penal poderá contribuir para combater a incidência de crimes cometidos por menores?
2-Escreva uma narração que tenha como protagonista um menor infrator.
3-Escreva uma carta a Peter Guimarães Stoimenof, elogiando ou criticando a opinião dele em relação ao ECA.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE

Estado de S.Paulo Jornal da Tarde
Quinta-feira, 21 maio de 2009 edições anteriores
INFORMÁTICA



'Twittou' e acabou preso


O guatemalteco Jean Anleu Fernandez, 37 anos, recomendou que as pessoas tirassem seu dinheiro de bancos públicos. Foi preso e teve seu computador confiscado.

QUESTÕES:

1-Como você analisa a atitude do guatemalteco?

2-E a atitude do governo?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como protagonista um homem que criou a maior confusão utilizando o twitter.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Twitter: uma invenção tecnológica que veio para ficar?

3-Escreva uma carta a um amigo convidando-o para ingressar no twitter. Utilize argumentos convincentes.

terça-feira, 19 de maio de 2009

PAINEL DO LEITOR

Fonte: Folha de São Paulo-19-05-2009

Algemas
"Em pleno jornal "Hoje", a rede Globo mostrou o flagrante de um furto de bagatela praticado por um infeliz jovem, que surrupiava os cofrinhos com moedas de doações de uma instituição.
O que chamou mais a atenção foi a cena seguinte, em que o jovem aparece na delegacia algemado e com as mãos para trás.
E a súmula vinculante das algemas, editada pelo Supremo Tribunal Federal, que proíbe o uso de algemas em cidadãos se não houver risco para os policiais nem resistência? Só vale para os políticos corruptos e para os ladrões de colarinho branco? Pelo jeito, os pobres que se lixem.
O ministro Gilmar Mendes deveria interceder publicamente contra esse desrespeito à nova regra praticada contra o jovem da periferia do mesmo jeito que o fez contra as operações da Polícia Federal."
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

QUESTÃO:

1-Comente a carta do leitor Pedro Valentim. Você concorda com a opinião dele?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como narrador-personagem um ladrão que roubou meia dúzia de pães em uma padaria e foi preso e torturado na prisão.

2-Escreva uma narrativa em terceira pessoa, com narrador-onisciente, sobre o mesmo tema.

3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Algemas só para os pobres?

4-Escreva uma carta ao presidente do STF, Gilmar Mendes, pedindo a ele tratamento semelhante a pessoas ricas e a pessoas pobres quando cometem um delito.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

EM DISCUSSÃO, A CASTIDADE

Fonte: Folha de São Paulo
Folhateen

São Paulo, segunda-feira, 18 de maio de 2009


SEXO & SAÚDE
>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Sobre a escolha do anel de pureza
VOCÊ SABIA que o anel de pureza que os garotos dos Jonas Brothers usam como uma espécie de compromisso para se manterem virgens e "puros" até o casamento é um comportamento adotado por muitos jovens mundo afora?
O trio, que é filho de um ex-pastor protestante, costuma dizer, em entrevistas, que a decisão partiu deles mesmos e que o anel simboliza esse compromisso com Deus. E não é que outros jovens astros americanos também têm usado o anel de pureza?
Mas, afinal de contas, esse tipo de comportamento não vai justamente na contramão de tudo o que a gente tem visto sobre a sexualidade dos jovens? Aqui no Brasil, segundo dados de 2006 do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos garotos e um terço das garotas já haviam feito sexo antes dos 15 anos. É bem comum ver hoje, por aqui, jovens que têm um ou dois parceiros sexuais antes de estabelecerem um namoro mais estável.
Além disso, nos EUA, nos últimos dois governos do presidente Bush (mais conservador) foi investida uma soma considerável de dinheiro em projetos que trabalhavam a questão da abstinência sexual entre os jovens, em detrimento de projetos que abordavam a prevenção e o uso de camisinha. Você imagina o que aconteceu?
Os estudos avaliaram que essa política pública de investimento em abstinência não funcionou e que quase 90% dos jovens que se comprometiam a não fazer sexo não conseguiam manter sua promessa ao longo de um ano. E daí? Como não haviam sido expostos a informação sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e prevenção de gravidez, eles acabavam tendo problemas nessas duas áreas.
Por outro lado, é fundamental a gente lembrar que toda vez que se fala em comportamento humano, ainda mais no campo da sexualidade, sempre existe um mosaico de possibilidades. Não existe um modelo único!
Um exemplo: na minha mais recente experiência universitária -este colunista acabou de ser aprovado em um novo vestibular e agora é calouro de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina- me surpreendi com pelo menos dois jovens colegas que só pretendem fazer sexo depois do casamento, por decisão pessoal, compromissos com a família ou questões religiosas.
Ou seja, se há muita gente precoce no sexo, há outros tantos que preferem adiar o início da vida sexual e até ficar sem sexo até o casamento. O importante é que essa diversidade de opções seja respeitada e que se tenha consciência de que uma promessa, às vezes, é muito difícil de ser cumprida a longo prazo e que, eventualmente, pode ser mudada! Ainda mais quando se é jovem! Afinal, quem nunca mudou de decisão na vida, não é?

QUESTÕES:
1-Você concorda com o uso de aneis de pureza por muitos jovens que fizeram um voto de castidade antes do casamento?

2-O autor Jairo Bouer afirma que qualquer decisão nesse sentido pode ser mudada. Comente essa opinião.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que o narrador-personagem fez um voto de castidade pela vida inteira e não era por motivo religioso. Trabalhe o conflito, enfocando a pressão da sociedade para que ele rompesse com esse voto.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Como o jovem deve encarar a sexualidade?

3-Escreva uma carta endereçada a um amigo relatando a ele sobre uma decisão importante que você tomou em relação à sexualidade. Pode usar um personagem e assinar a carta com nome fictício.

sábado, 16 de maio de 2009

Obama questionado por decisão polêmica

Fonte: Estado de S.Paulo Jornal da Tarde Portal Estadao


Sábado, 16 maio de 2009

Obama se rende a Bush?


O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o restabelecimento dos tribunais militares criados por seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo em Guantánamo.

Essa volta, no entanto, não será imediata. Segundo ele, e os novos tribunais militares oferecerão mais proteções que as concedidas a estes presos no passado.

Obama afirmou que “este é o melhor caminho para proteger o país e respeitar os principais valores dos EUA”.

Segundo Obama, as comissões militares terão melhores garantias legais. O presidente acrescentou que elas não poderão admitir rumores ou provas obtidas através de interrogatórios “cruéis, desumanos ou degradantes”.

O anúncio da reinstalação das comissões militares no presídio, que Obama descreveu durante sua campanha eleitoral como “tremendo fracasso”, causou consternação entre os grupos pró-direitos humanos.

Críticas

A Anistia Internacional fez duras críticas à medida: “Não se pode reformar um sistema que é basicamente injusto. Os EUA têm um sistema de justiça penal civil que está acostumado a enfrentar casos complexos. Este é o sistema que o governo dos EUA deveria aplicar para cada preso de Guantánamo que queira levar aos tribunais”, afirmou a organização.

QUESTÕES:

1-Comente o título da notícia.

2-No seu ponto de vista, o que levou Obama a tomar essa atitude de restabelecer os tribunais militares?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que um brasileiro acusado injustamente de ser terrorista é julgado por um tribunal militar em Guantánamo?

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema a questão: Obama foi contaminado pela Síndrome de Bush?

3-Escreva uma carta ao presidente Barack Obama protestando contra a sua decisão.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O CARRO ELÉTRICO EM XEQUE

Fonte: Estado de S.Paulo Jornal da Tarde


Sexta-feira, 15 maio de 2009



O perigo dos carros com motor elétrico
INDÚSTRIA


Ringtones, toques polifônicos, MP3. Não é o metrô no horário de rush, mas pode ser o futuro dos carros elétricos. Na tentativa de preservar o planeta, poluindo menos, surgiu um outro problema. Carros elétricos não emitem ruído. Com os ouvidos treinados para ouvir os roncos de motores a explosão, qualquer um - especialmente os deficientes visuais - corre o risco de ser atropelado.

Segundo a revista The Economist, um projeto no Congresso americano quer estabelecer um nível mínimo de ruído ou um alerta sonoro em veículos que não usam motor a combustão. A Comissão Europeia também estuda outras maneiras para prevenir acidentes.

Antes que apareça uma ideia culpando a indústria do petróleo ou as montadoras, é preciso dizer que o perigo é real.

Pesquisa da Universidade da Califórnia mostra que um carro com motor elétrico precisava estar cerca de 65% mais perto do que um carro comum para ser identificado.

QUESTÕES:

1-Comente a notícia.

2-Essa pesquisa em relação aos carros elétricos não pode ter sido estimulada pelas montadoras de veículos a motor a combustão?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Nenhuma invenção tecnológica traz só vantagens.

2-Escreva uma narração que tenha como narrador-personagem um inventor de um carro movido a eletricidade, que é perseguido pelas grandes montadoras.

3-Escreva uma carta a um jornal defendendo os carros elétricos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Berlusconi persegue os imigrantes e quem lhes der abrigo

Fonte: Folha de São Paulo

São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009


Itália quer prender quem ajudar imigrante ilegal
A Câmara dos Deputados da Itália aprovou novas medidas de combate à imigração ilegal propostas pelo governo de Silvio Berlusconi. Ainda é necessária aprovação pelo Senado.
Entre as novas penas estão cobrança de multa de até 10 mil a clandestinos, aumento de dois para seis meses no tempo de detenção e prisão para quem os hospedar.
As medidas incluem também a criação de "rondas" locais de cidadãos comuns para denunciar ameaças à segurança.
Em fevereiro, o Senado já havia aprovado um projeto de lei do grupo direitista Liga Norte que permitia a médicos delatar imigrantes ilegais que procurassem atendimento.
A nova investida anti-imigração ilegal dos italianos acontece uma semana depois do anúncio do governo de que as levas de clandestinos que não param de chegar à costa de seu país serão abordadas ainda em mar e mandadas de volta ao ponto de origem -na maioria das vezes, a Líbia.
Berlusconi é criticado por União Europeia, Vaticano e grupos de direitos humanos.

QUESTÃO

1-Como você interpreta as atitudes de Berlusconi em relação aos imigrantes na Itália?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que imigrante conta como foi maltratado na Itália pelo governo. Utilize narrador-personagem.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Como resolver a situação dos imigrantes na Europa?

3-Escreva uma carta a um amigo contando a sua experiência como imigrante ilegal nos Estados Unidos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A CULTURA DO PRIVILÉGIO

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
Você paga todos os privilégios deles

Alexandre Barros
Sempre que alguém desfruta um privilégio, outros "alguéns" pagam por ele, sem ganhar nada com isso. São tantos os privilegiados no Brasil que nem sabemos quanto eles nos custam.

Passagens, cartões corporativos e mordomias dos políticos e seus funcionários (viagens de parentes e amigos, tapioca, além da corrupção) foram todos pagos com nosso dinheiro. Por isso trabalhamos até fins de abril só para pagar os gastos "do governo".

Em 2008 trabalhamos 117 dias para sustentar a farra. Sobraram apenas 249 dias para viver, cuidar da educação, da saúde... Só começamos a ganhar para isso lá por fins de abril. E no dia 30 acertamos o Imposto de Renda (IR), pagando mais um pouco ou recebendo uns caraminguás de restituição quando a "Receita liberar os lotes".

Numa palestra, o então deputado Delfim Netto falou da ideia de não pagar impostos, mas advertiu aos presentes à audiência: "Não vão sair por aí falando que as pessoas não devem pagar impostos porque isso é crime!" Assim, caro leitor, você pode ficar triste, zangado ou irritado por pagar impostos. Mas não estou dizendo que não os pague.

Meu esforço é simplesmente para que saiba dos impostos escondidos que você paga, além daqueles cujas contas acertou no último dia 30. Porque você paga impostos em tudo o que compra, ou vende, ou dá (só escapa esmola).

Os gaúchos tiveram uma boa ideia: criaram o Dia da Liberdade de Impostos (27 de maio). A intenção é mostrar como seriam baratas as coisas sem eles.

Funciona assim: um grupo de voluntários (você pode ser um deles) se organiza e consegue convencer pessoas ou empresas que têm dinheiro (atenção: não são privilegiados, mas cidadãos que o ganharam com o esforço de seu trabalho e se dispõem a patrocinar a campanha) e topem pagar o imposto relativo a, por exemplo, xis litros de gasolina de um determinado posto (são necessários, no mínimo, quatro voluntários para cada posto).

O governo não tem do que reclamar, pois acaba recebendo o dinheirinho que lhe cabe nesse latifúndio e ninguém está cometendo nenhum crime.

Acertado que os patrocinadores vão pagar o imposto incidente sobre, digamos, 2 mil litros de gasolina, há a necessidade de anunciar que naquele posto, em 27 de maio, a partir das 9 horas, os motoristas que receberem as 100 senhas (é bom começar a distribui-las de madrugada) têm direito a comprar um máximo de 20 litros do combustível e pagar o preço sem imposto. Há faixas, filas, imprensa, televisão e toda essa parafernália. Esse é o objetivo da campanha.

Espera-se que a polícia, que também é paga com o seu imposto, compareça, se necessário for, para ajudar a organizar a fila e o respeito à ordem de chegada.

Dá trabalho? Dá, e muito. Mas a propaganda é a alma do negócio, mãos à obra. O objetivo é criar massa crítica suficiente para que os legisladores vejam que há muitos interessados em que os impostos baixem, para pararem de pagar passagens aéreas e outros desperdícios e corrupções que ainda não chegaram às manchetes.

Pode dar certo ou não. Na eleição de Barack Obama deu. A campanha presidencial de Obama não recebeu um tostão furado do governo. Com isso ele pôde arrecadar quanto quis. Seu concorrente, John McCain, tinha um limite para receber de doadores privados porque havia recebido dinheiro público (isto é, dos pagadores de impostos).

Aqui não vamos eleger o presidente, vamos só dar um gostinho e um saberzinho às pessoas de como a vida poderia ser muito melhor com impostos mais baratos. Você que comprou seu carro ou seu eletrodoméstico com redução de impostos já sabe como isso é bom. Melhor seria se assim fosse o tempo todo, com todos os produtos.

Mas para isso teríamos de cortar privilégios. Os camarões comidos nos palácios do governo saem nadando do seu bolso. O uísque bebido nas recepções do Itamaraty foi confiscado de algum brasileiro que pagou sua passagem internacional com o seu dinheiro e trouxe um pouquinho mais do que o governo gostaria que ele trouxesse.

Não se iluda, ilustre passageiro, foi apreendido dos brasileiros sem privilégios. Porque os privilegiados passam pelo "canal azul" da alfândega. Ah, você achava que só existiam os canais verde e vermelho? O azul existe, mas é invisível. Por ele passam os privilegiados e os que corrompem funcionários corruptíveis. Você nem chega a saber que ele existe.

Moro numa quadra, em Brasília, onde vivem muitos magistrados de tribunais superiores e por isso canso de ver ministros andando pelas poucas calçadas da cidade, comprando remédios, pão, frutas e outras coisas que tais.

Assustei-me, no entanto, quando cruzei no aeroporto com um ministro torto acompanhado por um segurança saindo do avião. Em 26 anos de Brasília, eu nunca tinha visto isso.

Infelizmente, parece que não se fazem ministros direitos como antigamente, quando, numa segunda-feira à tarde, encontrei oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) comendo pizza com refrigerante numa cantina popular a menos de 200 metros da casa deles.

A cultura do privilégio ameaça tornar raros os ministros direitos, facilitando o aparecimento dos ministros tortos. Essa é uma das razões por que a gasolina deveria ser mais barata.

Em tempo: também não custava nada o lixo do prédio dos ministros do STF ser colocado num lugar mais discreto do que a entrada da superquadra. Lixo na entrada dos outros, além de privilégio, é escárnio.

Privilégio, meu caro leitor, é tudo isso que é outorgado de graça a alguém e é pago por todos. Está demais. É hora de reclamar!

Alexandre Barros, cientista político (Ph.D. - University
of Chicago), é diretor-gerente da Early Warning: Análise
de Risco Político (Brasília)
E-mail: alex@eaw.com.br

QUESTÕES:

1-Comente o artigo de Alexandre Barros.

2-Analise a frase: "A cultura do privilégio ameaça tornar raros os ministros direitos, facilitandoo aparecimento dos ministros tortos."

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que o narrador-personagem vê os seus colegas de repartição pública gozando de privilégios e ele tentando resistir a todo custo.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: O País dos privilégios.

3-Escreva uma carta argumentativa ao cientista Alexandre Barros elogiando ou criticando o seu artigo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

PESQUISA COM RESULTADO SURPREENDENTE

Fonte: Folha de Sâo Paulo

São Paulo, terça-feira, 12 de maio de 2009


Acupuntura "falsa" supera medicina comum em teste
Tratamento fingido com palito de dentes é tão bom quanto agulha real, diz estudo

Ensaio clínico que equiparou técnica chinesa a um tipo de placebo também reprovou atendimento usual dado a pacientes de dor nas costas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo que avaliou a eficácia da acupuntura para tratamento de dor nas costas concluiu que ela não consegue ser melhor do que uma forma falsa desse tratamento, na qual as pessoas são submetidas apenas a picadas superficiais em pontos aleatórios do corpo. O trabalho, porém, trouxe uma revelação surpreendente: as duas formas de acupuntura, a verdadeira e a simulada, parecem ser mais eficazes do que o "atendimento usual" que pacientes de lombalgia costumam receber.
Os resultados do teste clínico estão na edição de ontem da revista "Archives of Internal Medicine", da Associação Médica Americana. Com 638 voluntários, é um dos maiores ensaios já feitos para testar se a acupuntura funciona para valer.
Para avaliar a eficácia de um remédio que vem na forma de comprimidos, o que médicos fazem é comparar seu efeito ao de um placebo -uma pílula de farinha sem nenhuma substância relevante. O problema da acupuntura é que é difícil alguém fingir que está aplicando agulhas num paciente sem que ele perceba que não está sendo espetado. Só nos últimos anos é que cientistas têm usado a acupuntura simulada -um tipo de "agulha placebo"- para isso.
No estudo publicado ontem, Daniel Cherkin, do Centro para Estudos da Saúde, de Seattle (EUA), e seus coautores explicam como é essa estratégia.
"Desenvolvemos uma técnica de acupuntura simulada usando um palito de dentes no tubo de suporte da agulha, que se mostrou capaz de passar por acupuntura com credibilidade em pacientes de lombalgia sem experiência de tratamento com acupuntura", escrevem Cherkin e colegas. "O acupunturista pressiona o palito gentilmente, torcendo-o um pouco para simular uma agulha de acupuntura se agarrando à pele."
Para distanciar o tratamento ainda mais da acupuntura real, os cientistas aplicaram o palito de dentes em pontos longe das regiões tidas como corretas por acupunturistas profissionais.
Ninguém percebeu a diferença e, surpresa ou não, o palito de dentes teve a mesma eficácia da agulha verdadeira. Mas susto maior veio quando os dados sobre "atendimento usual" aos pacientes entraram na conta.
Após oito semanas, 60% dos pacientes sob acupuntura real ou simulada tiveram certa melhora, mas só 39% dos outros voluntários relataram progresso. Estes últimos, porém, não passaram por nenhum "atendimento relacionado ao estudo", só pelo tratamento que o médico de cada um indicava ("em geral remédios, cuidados primários e idas à fisioterapia").
Se, por um lado, a acupuntura real não se saiu melhor do que palitos de dentes, por outro, o teste sugere que autoridades de saúde pública deem um passo atrás para saber o que o "atendimento usual" tem reservado a quem tem lombalgia.

QUESTÕES:
1-Comente os resultados surpreendentes da pesquisa.

2-O que o texto conclui a partir dos resultados?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como tema a acupuntura, falsa ou verdadeira, confrontando-se com o tratamento comum para lombalgias. O protagonista deve ser alguém com dor nas costas que, depois de anos sofrendo e fazendo fisioterapia, foi curado por um tratamento de falsa acupuntura.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: O que a medicina ocidental tem a aprender com a oriental.

3-Escreva uma carta ao seu fisioterapeuta imaginário reclamando do fracasso do tratamento a que você foi submetido por ele e relatando como a acupuntura falsa foi bem mais eficaz que o tratamento tradicional.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

LEIA E INTERPRETE O CARTUM



PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha esse cartum como referência.

2-Escreva uma crônica que tenha esse cartum como referência.

3-Escreva uma carta ao seu vizinho protestando contra o que ocorreu na casa dele, com base no cartum.

domingo, 10 de maio de 2009

É FARRA QUE NÃO ACABA MAIS

Fonte: Folha de Sâo Paulo

São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009


Editorial

Outra farra
Ao aprovar vantagens para devedores do fisco, Congresso mais uma vez trata como otário quem paga seus impostos

A DECISÃO foi, para variar, injusta e irresponsável -mas não deixa de revelar vago senso de isonomia. Habituados a perdoar as próprias irregularidades, deputados e senadores resolveram ampliar esse espírito de indulgência e farra, estendendo-o a uma parcela dos cidadãos brasileiros. A saber, os que não estão em dia com a Receita Federal.
Nesta quinta-feira, após um acordo entre lideranças do governo e da oposição, a Câmara dos Deputados aprovou novas e generosas regras para o pagamento das dívidas com o fisco. Os prazos, as multas e os juros para quem atrasou seus compromissos foram substancialmente reduzidos.
Premia-se o mau pagador e pune-se o contribuinte que, antes da medida, se tinha esforçado para regularizar sua situação.
Tudo começou com uma ideia em certa medida defensável do ponto de vista da simplificação dos procedimentos da Receita. O governo propusera o perdão das dívidas vencidas até 2002 que não superassem R$ 10 mil. Previa, ainda, a redução de multas e juros para dívidas pequenas, vencidas após aquele ano.
Mas, como se sabe, paira sobre o Congresso uma atmosfera de irrestrita simpatia pela impunidade de quem quer que seja. Some-se a isso o desprezo a quem paga em dia seus impostos; acrescente-se a enfática declaração do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), membro do Conselho de Ética da Câmara, de que está "se lixando para a opinião pública" -e o resultado foi instituir-se a farra dos sonegadores, categoria a que alguns parlamentares, de resto, veem-se frequentemente acusados de pertencer.
Na Câmara, o projeto de anistia aos pequenos devedores ganhou horizontes ampliados.
Dívidas de qualquer tamanho poderão ser ressarcidas sem multas e com juros reduzidos em 45% se forem pagas à vista. Quem prometer pagá-las em 180 meses ainda assim terá de arcar apenas com 40% da multa, beneficiando-se de uma redução de 25% nos juros. A correção da dívida será calculada pela TJLP, a Taxa de Juros de Longo Prazo, substancialmente menor do que a vigente no mercado.
O prêmio não pareceu suficiente para os senadores. Eliminaram-se, no Senado, as restrições a quem já havia participado de programas semelhantes.
Observe-se que já houve quatro deles nos últimos nove anos, o que é mais uma prova de seu equívoco. Sabendo-se da regularidade com que tais anistias acontecem, o estímulo para atrasos no pagamento dos impostos só tende a se generalizar.
Em nova votação na Câmara, estas restrições foram reintroduzidas. Mas ficará a cargo do Executivo, caso se disponha a tanto, vetar os aspectos mais injustificáveis desse conjunto de benesses.
Do contrário, não se fará mais do que confirmar a opinião da secretária da Receita Federal, Lina Vieira: com regras desse tipo, afirmou ela em depoimento ao Congresso, o bom contribuinte será chamado de otário. Para muitos parlamentares, a frase não constitui grande novidade.

QUESTÕES:
1-Qual é a tese do editorial da Folha?

2-Você concorda com a decisão do Congresso de aprovar vantagens para os devedores de Imposto de Renda? Jusifique.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:
1-Escreva uma dissertação que tenha como título: O PAÍS DAS FARRAS, enfocando como os políticos facilitam a vida de quem age de forma ilícita em detrimento de quem age corretamente.

2-Escreva uma narração em que o narrador-personagem conta uma farra da qual participou e as consequências da sua atitude.

3-Escreva uma carta ao presidente da Câmara Federal Michel Temer pedindo o fim das farras entre os deputados.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

LEITURAS QUE DESENCADEIAM TEXTOS

1-Faça uma leitura da cultura na cidade em que você vive e escreva uma dissertação ou uma crônica abordando o tema. O que há? Apresentações de peças teatrais, showsl, exposições de arte? O que falta?

2-Faça uma leitura do bairro em que você vive: presença de área verde, comércio, segurança, pavimentação, sinalização e outros aspectos relevantes. A partir dessa leitura, escreva uma dissertação ou uma crônica sobre o tema.

3-Faça uma leitura do seu convívio com as pessoas que residem perto de você, seja em uma casa, em um condomínio horizontal ou em um condomínio vertical (edifício). Escreva uma dissertação ou crônica, a partir do tema Vizinhos, aplicado ao seu contexto.

4-Faça uma leitura das suas atividades diárias: escola, cursos de línguas e outros, academia e demais atividades e escreva uma crônica sobre o tema.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

QUANDO A ÉTICA NÃO PARA DE SER VIOLADA

Fonte: Folha de São Paulo

São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A casta fecha o círculo
SÃO PAULO - Peço antecipadamente perdão ao ombudsman desta Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, por ser obrigado a reproduzir duas frases de sua crítica interna.
As frases: "Depois de Gabeira, Suplicy. (...) Depois desses dois, vai ser difícil convencer um cidadão comum de que no Congresso haja qualquer pessoa digna da confiança pública".
Se cito o Carlos Eduardo é não apenas pelo respeito a um notável profissional mas também por ser bem menos sanguíneo do que sou.
Quando faz uma afirmação tão contundente, pode-se comprá-la pelo valor de face, sem nenhum desconto, ao contrário do que poderia ocorrer no meu caso, com mais tempo de estrada, mais convivência (forçada) com congressistas e um teor de frustrações, por isso mesmo, bem mais elevado.
O ponto é exatamente o que Carlos Eduardo toca: como é possível ao público confiar em qualquer parlamentar se escorregam mesmo congressistas que eram tidos até ontem como paradigmas da ética e da moralidade públicas, casos de Eduardo Matarazzo (PT-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ)?
Não adianta Suplicy alegar que devolveu o dinheiro das passagens indevidamente usadas. Também não adianta Gabeira afirmar que foi um "erro". O que fica é o fato de que a viciada cultura política do Congresso (e dos políticos em geral) vai contaminando tudo e todos como um vírus sem vacina.
Aliás, os privilégios solicitados por ministros do STJ mostram que esse tipo de cultura alcança esferas que vão além do Congresso e além da política, se entendida esta apenas como política partidária.
Repito o que já escrevi aqui: criou-se no Brasil uma casta que toma como direito adquirido o que não passa de privilégio obsceno.
Esperar mudanças em um sistema de casta por iniciativa dos seus beneficiários é acreditar em Papai Noel ou no saci-pererê.

crossi@uol.com.br

QUESTÕES:

1-Qual é a tese de Clóvis Rossi em seu artigo?

2-Você concorda com ela? Justifique.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema o questionamento : Até os políticos considerados mais éticos estão tendo atitudes antiéticas. Como explicar esse comportamento?

2-Escreva uma narrativa em que um político considerado extremamente ético aos poucos tem os seus podres descobertos.

3-Escreva uma carta ao senador Eduardo Suplicy condenando a sua atitude de usar a sua cota para comprar passagens para a sua namorada. Se quiser utilizar a ironia como recurso, pode elogiá-lo.



--------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 6 de maio de 2009

PARA ENTENDER MELHOR O MUNDO DA INFORMÁTICA E DA ELETRÔNICA

Fonte: Folha Informática

Estudo lista os jargões mais enigmáticos para os leigos
DA REDAÇÃO

Se você não sabe o que significa WAP, dongle ou cookie, não se acanhe: esses são alguns dos jargões de tecnologia considerados mais incompreensíveis pelos britânicos.
A lista completa, com dez termos, é resultado de um estudo realizado com 5.000 pessoas pela Gadget Helpline, empresa especializada em solucionar dúvidas de consumidores sobre aparelhos eletrônicos.
A Gadget Helpline afirma que as empresas de informática deveriam usar uma linguagem que as pessoas entendessem, em vez de recorrer a jargões, segundo a BBC.
"Temos que tirar nossa cabeça das nuvens digitais e usar inglês claro", afirmou à rede britânica Peter Griffiths, secretário da Plain English Campaign (campanha do inglês claro). "Se mudar o nome não é uma opção, então um glossário de termos funcionaria."

Nomes diferentes
Outro fator que contribui para a confusão na cabeça dos consumidores é o hábito das empresas de dar nomes diferentes a produtos idênticos.
"Uma forma de conectar periféricos a um Mac é por meio de uma interface chamada FireWire. Em um computador da Sony, isso se chama i.LINK, que também é chamado de Lynx pela Texas Instruments, ainda que os três sejam exatamente a mesma coisa. Isso dificilmente torna as coisas fáceis para o consumidor", afirmou à BBC Alex Watson, editor da revista "Custom PC".
Veja, abaixo, a lista dos dez termos considerados mais confusos de acordo com a pesquisa e saiba o que eles significam.

GLOSSÁRIO

Veja a lista completa dos termos e suas definições

DONGLE - Pequena peça de hardware que se conecta ao micro, como um pendrive

COOKIE - Arquivo armazenado no computador do usuário que registra informações sobre páginas que ele visita

WAP - Protocolo pelo qual é possível acessar a internet por dispositivos móveis sem fio

PHONE JACK - Conector de telefone

NAVI KEY - Teclas de navegação em celulares da Nokia

TIME SHIFTING - Programação da TV para gravar uma atração a ser vista depois

DIGITAL TV - Televisão por meio de sinal digital, em vez de analógico

ETHERNET - Padrão de redes locais baseado em cabos

PC SUITE - Software da Nokia usado para gerenciar o celular no computador

DESKTOP - Área de trabalho do micro, onde é possível colocar fundo de tela e ícones

QUESTÔES:
1-Quais os termos que você conhecia?

2-Quais os termos que você considera mais difíceis de entender no mundo da informática?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema a pergunta: Nâo daria para traduzir para o português a maioria dos termos utilizados na informática?
2-Escreva uma narrativa que mostre uma pessoa que não consegue utilizar o computador principalmente pela dificuldade de entender os termos utilizados?
3-Escreva uma carta argumentativa a um amigo que domina bem a informática pedindo a ele que lhe explique alguns termos mais difíceis.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O TESTE DO REFRIGERANTE


Editoria de Arte: Folha Imagem

Fonte: Folha de São Paulo
05/05/2009 - 07h01
Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa
Publicidade
FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.

A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.

O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.

O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.

Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.

O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.


Adoçantes e corantes

A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.

Foram reprovados outros seis produtos [Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero] que tinham os corantes amarelo crepúsculo --que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil-- e amarelo tartrazina --com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.

Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.

Outro lado

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.

A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".

Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado."
QUESTÃO:
1-Comente a notícia da Folha.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Por que um refrigerante atrai tanto as crianças?
2-Escreva uma narrativa que tenha como personagem principal um garoto que era discriminado pelos colegas porque não tomava refrigerante e era vegetariano.
3-Escreva uma carta a um amigo tentando convencê-lo a tomar menos refrigerante e a comer menos hambúrguer e cachorro quente.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DEBATENDO O TOQUE DE RECOLHER

Fonte: Folha de São Paulo

São Paulo, segunda-feira, 04 de maio de 2009


Comportamento

Patrulhas fazem a lei valer
Cidades abordam jovens nas ruas de maneiras diferentes

Eduardo Anizelli/Folha Imagem

Conselheira tutelar pede RGs, em Ilha Solteira

DO ENVIADO ESPECIAL A ILHA SOLTEIRA (SP) E A FERNANDÓPOLIS (SP)

Em Fernandópolis (SP), são 23h30 de uma sexta-feira (24/4). Dois camburões da Polícia Militar e dois carros da Polícia Civil sobem na calçada do restaurante Varanda Espeto.
Dos veículos, descem correndo homens que usam farda ou roupas pretas dos pés à cabeça. Todos com arma no coldre. Clientes se assustam.
Parece cena de filme de ação, mas é a ronda do toque de recolher, que a Folha acompanhou. Ela acontece uma vez por mês, em média, sem data marcada.
Depois de não acharem nenhum menor no "point" da cidade, a blitz volta a rodar. A próxima investida é em um bairro mais pobre.
De repente, outra freada: 12 componentes da ronda correm. Cinco pessoas são revistadas, com as mãos contra um muro.
Dois dos revistados são adultos. Um deles carrega uma arma. É preso em flagrante.
Os demais são adolescentes (um garoto de 17 anos e duas meninas, uma de 16 e outra de 15) e não têm álcool ou drogas, mas são apreendidos por estarem na rua àquela hora.
Ao entrarem no prédio do Conselho Tutelar, são recepcionados com broncas pelo juiz. À 1h30, são levados para casa -os pais de dois deles não foram encontrados.

Palavrinhas "mágicas"
"Podemos ver seu RG, por favor?" É assim que a ronda de Ilha Solteira aborda três pessoas (que provariam ser adultas), à 0h30 de um domingo (26/4). A ronda sai diariamente, com carros da PM, da Guarda Civil e do Conselho Tutelar. As sirenes ficam desligadas.
No dia em que a reportagem acompanhou a ronda, foram as conselheiras que falaram com quem estava na rua depois das 23h. Com todos, usaram as "expressões mágicas": "Por favor", "com licença" e "obrigada".
Mesmo quem não tivesse idade para estar na rua era tratado com gentileza. Como a menina de 16 anos que disse estar indo buscar a irmã, à 1h.
Ela pede que o amigo, adulto, vá na frente, falar com sua mãe, antes de ela chegar, escoltada. "É para ela não infartar."
A ronda espera por cinco minutos. Ao chegar, a mãe recebe a filha chorando. (CF)

A favor

"É o jeito de melhorar"
"Sou a favor do toque de recolher. É o único jeito de melhorar a cidade. Com o toque de recolher, não vai ter mais roubo nem tráfico ou brigas. Os jovens estão muito envolvidos com isso.
Hoje em dia, tem gente de 17 anos empinando moto pelas ruas daqui.
O toque não mudou meu dia a dia, até agora. É porque não saio à noite, mesmo. Se eu tiver vontade de ficar na rua daqui a dois ou três anos, vou achar ruim. Mas, mesmo assim, vou ficar dentro de casa, sabendo que não posso, por causa dos outros.
A única coisa que mudou por causa do toque foi o horário do meu catecismo. Antes, ia até 19h30. Agora, que tenho que estar em casa às 20h30, adiantaram, para terminar às 18h30.
No ano passado, quase roubaram a moto do meu pai, que estava estacionada na frente de casa. Eram dois menores, que não foram presos."

--------------------------------------------------------------------------------
RUBENS ALEXANDRE COSTA JUNIOR, 13, mora em Ilha Solteira

Contra

"Vai ser pior no verão"
"Acho o toque de recolher bem ruim. Antes, eu ficava até as 22h na rua, agora tenho de voltar às 20h30.
Quando eu podia ficar na rua, ia para a casa de amigos, conversar, ou para LAN houses, jogar. Nesta semana, fiquei jogando computador, sozinho, em casa.
Tomara que não dê certo esse negócio de toque. No horário de verão, vai ser bem pior do que agora, por causa do calor, que dá vontade de ficar na rua.
Eles dizem que o toque existe por causa da maconha e de outras drogas, que são proibidas. Mas quem quiser pode dar um jeitinho de conseguir, de qualquer jeito.
Às vezes, saio "correndo" de bicicleta, para comprar Coca-Cola na padaria. Tenho medo de que me peguem no caminho, mas acho que minha mãe não ficaria brava comigo, porque ela sempre sabe onde estou. Ela ficaria brava com os policiais."
--------------------------------------------------------------------------------
LUCAS BARBOSA DE OLIVEIRA, 13,
mora em Ilha Solteira

QUESTÔES:
1-Você é a favor do toque de recolher para menores? Justifique.

2-Que outras medidas podem ser tomadas para diminuir o uso de drogas e a violência entre adolescentes?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:
1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Em pauta, o toque de recolher.

2-Escreva uma narrativa que tenha como protagonista um jovem que resistiu ao toque de recolher. Conte as consequências para ele dessa reação contra a lei que vigorava na cidade em que morava.

3-Escreva uma carta ao juiz de menores de sua cidade, colocando-se contra ou a favor do toque de recolher.

sábado, 2 de maio de 2009

DICAS DE PORTUGUÊS- 3

Lula e as opiniões polêmicas

Fonte: Folha de São Paulo

São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009


Lula diz que há "hipocrisia" em crítica a congressistas
Presidente afirma que repassou suas passagens para sindicalistas quando esteve na Casa

Segundo ele, imprensa dá dimensão desproporcional ao episódio e trata como novidade assunto tão velho quanto a descoberta do país


JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem em defesa do Congresso no episódio sobre a farra de passagens aéreas. Em discurso durante evento no Rio de Janeiro, Lula disse ser "hipocrisia" a discussão sobre o salário na Câmara.
"Estou vendo agora a hipocrisia do salário na Câmara. Parece um escândalo: faça um levantamento da história da Câmara e veja se algum dia foi diferente? Sempre foi assim, não sei por que as pessoas não têm coragem de assumir as coisas como elas são", disse ele.
Após a solenidade, o presidente reiterou a defesa do Congresso ao afirmar que a imprensa dá um tratamento desproporcional ao caso. Na avaliação do petista, a imprensa trata como novidade um assunto que é mais velho do que "a descoberta do Brasil".
Lula admitiu até que, quando foi deputado, usou a cota de seu gabinete para levar sindicalistas de diversas centrais para Brasília. Ele foi eleito deputado federal por São Paulo em 1986.
"Não acho correto, mas não acho um crime um deputado dar uma passagem para um dirigente sindical ir a Brasília. Eu, quando era deputado, muitas vezes convoquei dirigentes da CUT, dirigentes de outras centrais para se reunirem com passagem do meu gabinete. Graças a Deus, nunca levei nenhum filho meu para viajar para a Europa com passagem."
Durante o discurso, Lula fez elogios ao Congresso e disse que ele tem ajudado muito o governo. "Sou capaz de deixar o governo sem mágoa", disse.
Nos últimos meses, o Congresso tem sido alvo de uma série de denúncias relacionadas não só ao uso indevido de passagens por familiares como também ao uso de verbas públicas para pagar empregadas domésticas e fretar jatinhos.
Após os escândalos, a Câmara resolveu adotar medidas de restrição ao uso de passagens aéreas, mas anistiou irregularidades passadas. Elas agora só poderão ser emitidas em nome do deputado ou de assessor credenciado, mediante autorização da Mesa Diretora.
Foram extintas as cotas suplementares de passagens a que tinham direito membros da Mesa e líderes partidários. Não há mais acúmulo de créditos, o que não for usado em um ano retorna para a Câmara.

"Cretinice" do Senado
Apesar dos comentários favoráveis, diante de uma plateia de médicos, funcionários e pacientes da rede Sarah de hospitais, Lula voltou a criticar a decisão do Senado de derrubar, em 2007, a CPMF (imposto do cheque). Para Lula, a posição foi uma "cretinice ideológica e política", que prejudicou o país e o projeto do PAC da Saúde.
"Todo mundo sabe que nós ainda temos no Brasil 17 Estados que não investem os 12% previstos na Constituição na saúde. Alguns investem 6%, e todo mundo sabe que tratamento de qualidade custa caro", afirmou.
O presidente ressaltou que o episódio sobre o uso de passagens está sendo noticiado há semanas e que o país deveria priorizar discussões apontadas por ele como mais relevantes, como a reforma política e a reforma tributária. "Sabe o que me deixa angustiado? Nós temos que discutir temas importantes para este país", afirmou.
QUESTÕES
1-Você concorda com a afirmação do presidente Lula de que é "hipocrisia" criticar a doação de passagens da Câmara para parentes e outras pessoas? Justifique.

2-Comente a afirmação dele criticando o Senado, chamando de "cretinice" a decisão de acabar com o CPMF?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: O Presidente e as suas opiniões polêmicas.

2-Escreva uma narrativa que tenha como tema a hipocrisia.

3-Escreva uma carta ao presidente da república criticando as opiniões dele colocadas acima.

DICAS DE PORTUGUÊS-2

DICAS DE PORTUGUÊS