quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O BRASIL E O MUNDO EM 2010

MUITO ALÉM DA COPA
JAIME LEITÃO

2010 ainda não começou e a mídia coloca o seu foco na Copa do Mundo da África do Sul. E começa a especular: o Brasil será ou não hexa? Ronaldo será ou não convocado?Tudo se resume a um evento e a realidade como um todo fica em segundo plano.
No segundo semestre, o foco estará voltado para as eleições. Presidente, governadores, senadores, deputados. De novo, um tema grandioso escondendo os outros.
jaime@jpjornal.com.br
Saindo do Brasil, abrindo o foco para o mundo, não dá para negar que a decisão do presidente norte-americano Barack Obama, prêmio Nobel da Paz de 2009, de enviar 30.000 soldados ao Afeganistão em 2010, abrirá uma porta perigosa para que o terror entre não só naquele país, mas também na Europa. A segurança nos Estados Unidos, por mais que eles digam que é impecável, tem exibido falhas terríveis. Acabar com o terrorismo promovendo o terror de Estado, que é avançar sobre territórios como o Iraque e o Afeganistão, é uma ilusão de ótica desastrosa.
A economia mundial deverá viver em 2010 uma fase de recuperação que não pode ser engolfada por uma euforia de consumo exacerbado para não repetir os erros que provocaram a recente crise. Os fundamentos econômicos praticamente não mudaram, e esse é um problema a ser enfrentado.
Em Cuba, a agonia do regime dos Castro (Fidel e Raúl) parece interminável. Ambos continuam com o mesmo discurso “revolucionário” de cinquenta anos atrás e não percebem que não há mais espaço para manter a maioria da população amarrada a um ideologia gagá, que tirou dela a liberdade de expressão e o direito a um mínimo de conforto. Os que comandam Cuba vivem muito bem, já os comandados padecem de inúmeras carências, inclusive nos hospitais públicos, que nunca estiveram tão mal equipados. Que em 2010 termine essa ditadura abominável como todas as outras. Um exemplo é a da Coreia do Norte, que se mantém também há décadas, isolada do resto do mundo e com a sua população passando fome.
A questão ambiental, tão mal abordada na Conferência do Clima, em Copenhague, em dezembro, voltará à pauta das discussões em 2010. Os países que mais poluem : Estados Unidos e China deverão ser pressionados a diminuir a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Ou fazem isso ou morreremos torrados por tanto calor.

Jaime Leitão é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.
Muito além da Copa, temos problemas sérios a ser enfrentados. A corrupção continuará sendo tratada com essa benevolência extraordinária, seguindo a máxima: Tudo para os corruptos, nada para quem ainda se indigna com ela? A corrupção é uma barreira imensa, que não pode se transformar numa pedrinha insignificante. Enquanto estiver entranhada no poder público, continuaremos aprisionados por carências que têm relação direta com ela: segurança, educação e saúde precárias. Se não removermos essas feridas gangrenadas da nossa política, 2010 será como os anos anteriores. Nada se transformará de fato.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Crônica: Últimas impressões de 2009
2-Crônica: Primeiras impressões de 2010.
3-Dissertação: A ameaça terrorista em 2010 como reação à insensatez do governo Obama.
4-Dissertação: Além da Copa em 2010, existe uma realidade a ser enfrentada.
5-Narração: O narrador-personagem conta as aventuras-algumas difíceis-que viveu em 2009.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FAÇA A SUA LEITURA DE 2009

OS QUE FIZERAM GOL CONTRA EM 2009
JAIME LEITÃO

Ele iniciou o ano como a grande esperança de 2009. Depois do governo desastroso de George W. Bush, surgia um nome que parecia representar uma transformação positiva na maneira de governar e de tratar problemas sérios de forma mais sensata, como o meio ambiente e a necessidade de pacificar regiões de conflito.
Após ser anunciado em outubro o Nobel da Paz para Obama, o presidente norte-americano anunciou envio de mais de 30.000 soldados para combater no Afeganistão em 2010. Da paz à guerra, caminhou com uma desenvoltura chocante. E na Conferência do Clima de Copenhague, realizada agora em dezembro, Obama apareceu no penúltimo dia e foi a grande decepção, recusando-se a assinar um acordo comprometendo o seu país a emitir menos gás carbônico na atmosfera a curto e a médio prazo. Obama, no meu entender, começou o ano como um provável futuro herói e terminou como vilão. Fez um gol contra a paz e outro contra o meio ambiente. Jogou sujo. Frustração.
O Senado no Brasil foi a instituição campeã dos gols contra em 2009. O espírito de corpo venceu de goleada a ética e a democracia, esmagando-as sem piedade. Todas as denúncias de atos secretos e muitas outras, envolvendo senadores, funcionários e, principalmente, o presidente do Senado, José Sarney, não deram em nada, fizeram água, das mais lamacentas e malcheirosas que se possa imaginar. O Senado, depois de tantos gols contra, naufragou. Continua a existir como uma fantasma, para atender aos interesses daqueles que foram eleitos pelo voto direto. Lambança.
O governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, deputados distritais e alguns secretários, pilhados em flagrante recebendo altas propinas, deram gols contra a perder de vista. Primeiro, quando foram pegos, depois quando se fizeram de vítimas, afirmando que tudo não passou de armação, mais adiante, quando Arruda reprimiu com violência as manifestações dos estudantes e ativistas pedindo o seu impeachment, em seguida, quando a Câmara Legislativa entrou em férias para abafar tudo. Que goleada contra a democracia. Bandalheira.
Gols contra fizeram também os torcedores do Coritiba (com o) que transformaram o estádio Couto Pereira em Curitiba em uma verdadeira praça de guerra depois que o time para que torcem foi rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro. Fizeram gols contra o esporte civilizado, bonito, gostoso de se ver. Selvageria.
Gol contra também fez o presidente Lula ao defender o seu ex-inimigo José Sarney, dizendo que Sarney não é uma pessoa comum; com isso deu força ao enfraquecido Sarney, que continua presidente do Senado, tendo o aval do presidente da república. Palhaçada.
Mais gol contra? De todos os políticos e não-políticos que agiram de forma ilícita em 2009, independente de terem sido pegos ou não. E não foram poucos. Impunidade.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-A partir do texto acima, escreva uma crônica com o mesmo título , incluindo outros nomes além dos colocados pelo autor.

2-Escreva uma dissertação que tenha como título: UM BALANÇO de 2009.

3-Escreva uma carta ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama criticando a sua atuação na Conferência do Clima em Copenhague e o envio de mais 30.000 soldados ao Afeganistão no ano que vem, decisão essa anunciada logo após ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ÁREAS DE RISCO: AS CHUVAS SÓ ESTÃO COMEÇANDO

As mortes ocorridas nos últimos dias no Estado de São Paulo, de crinças e adultos morando em áreas de risco, levantam uma questão grave que precisa ser resolvida pelas administrações. Antes das tragédias, as famílias devem ser removidas, não para alojamentos precários e provisórios, mas para casas populares em locais seguros. A vida deve ser prioridade, só que na prática isso não acontece. E as chuvas estão só no início de temporada.
(Jaime Leitão)

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Dissertação: Permitir que famílias vivam em áreas de risco representa um crime.
2-Narração: Narrador-personagem conta o seu drama por viver em uma casa localizada em área de risco.
3-Carta: ao governador José Serra ou ao prefeito Gilberto Kassab exigindo providência para evitar novas tragédias causadas pela chuva.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CONHEÇA OS MEUS OUTROS BLOGUES

http://www.poemasdejaimeleitao.blogspot.com/

http://www.microcontosdejaimeleitao.blogspot.com/

http://www.fotosdejaimeleitao.blogspot.com/

http://www.blogdoperguntador.blogspot.com/

http://www.micropecas.blogspot.com/

http://www.acioneamemoria.blogspot.com/

e o novo, que comecei hoje: www.frasesdejaimeleitao.blogspot.com

FUTEBOL E BARBÁRIE

A demonstração de selvageria da torcida do Coritiba, ontem em Curitiba, logo após o rebaixamento do seu time da série A do Campeonato Brasileiro, foi simplesmente lamentável.
Torcedores primitivos usaram pau, pedra e tudo o que achavam pela frente para agredir os árbitros e os policiais.
É difícil definir os limites entre a emoção saudável, que inclui o choro de alguns torcedores depois da derrota, e a emoção descontrolada, violenta, devastadora.
(Jaime Leitão)

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Dissertação: No futebol, vale tudo?

2-Narração: Um torcedor preso por ter participado da invasão de campo em Curitiba narra ao delegado, com sinceridade, por que agiu assim.

3-Carta ao presidente da CBF Gustavo Teixeira, exigindo mais rigor nos estádios par a que cenas como a de Curitiba não mais se repitam.