terça-feira, 10 de novembro de 2009

O BLECAUTE

Eu estava aqui no computador quando a luz passou a oscilar sem parar. Minha primeira preocupação: vai queimar o computador. Fui correndo pegar a lanterna, e por sorte, achei-a sem precisar tatear demais. Liguei para a minha prima em Campinas e lá também as luzes estavam apagadas.
Meia hora depois, quando as luzes voltaram, fiquei feliz porque o computador estava inteiro, funcionando. Se não estivesse, não poderia estar aqui escrevendo esta pequena crônica.
Apagou de novo. Não acredito. E desta vez ficamos quase seis horas na escuridão.
A notícia é que o apagão aconteceu em vários estados por causa de um defeito na Usina de Itaipu. Conclusão: sem luz e sem computador, nos sentimos literalmente no escuro. Em outros tempos, o impacto seria bem menor. Quase todas as casas possuíam um maço de velas ao alcance de todos. O risco de apagão hoje é bem maior porque vem aumentando o consumo várias vezes mais do que o investimento em energia.
Deveríamos ficar pelo menos meia hora por dia em um quarto escuro para nos acostumarmos com os próximos apagões que provavelmente virão.
(Jaime Leitão)

Propostas temáticas:

1-Disssertação: Apagão: causas e efeitos.

2-Narração: O narrador-personagem conta como foi passar mais de uma hora no escuro no centro de São Paulo durante o apagão.

3-Carta endereçada ao presidente da república pedindo que ele invista mais em formas de energia alternativas, mais baratas do que a gerada pela gerada pelas hidrelétricas, ou reforce as linhas de transmissão para evitar novos apagões tão longos.

4-Carta ao ministro da Justiça Tarso Genro criticando a sua afirmação de que o apagão foi um microincidente, sem maior importância.

Nenhum comentário: