terça-feira, 13 de julho de 2010

QUEM SÃO OS BONECOS?


Fonte: charge de Jean, Folha de São Paulo 13-7-2010

QUEM SÃO OS BONECOS?
JAIME LEITÃO

O PT está confeccionando milhares de bonecos representando o Lula. É o Lulinha. Cada um será vendido a R$ 5 e servirá para ajudar a custear a campanha de Dilma. Haja boneco!
Aqui cai bem uma pergunta: se a candidata é a Dilma, por que estão lançando o boneco do Lula? Isso porque boneco do Lula vende, o da Dilma corre o risco de encalhar. E fica feio para uma candidata ter o boneco que a representa rejeitado.
Os apoiadores da campanha da Marina Silva não ficam atrás. Estão começando a confeccionar bonecos menores da Marina, uma espécie de broche, que também serão vendidos, a Marininha.
Só falta a aparecer o Serrinha. Quem compraria o Serrinha? Pra falar a verdade, eu não compraria nem o Lulinha nem a Marininha nem o Serrinha. Querem nos vender bonecos ou querem nos fazer de bonecos, de fantoches, desfilando por aí com objetos representando os candidatos? Oferecer brindes: canetas, chaveiros, bonés não pode, o que está certo. Há quem vote em candidato porque ganhou caneta, dentadura ou alguns tijolos. É imoral tanto o candidato que oferece quanto o eleitor que aceita. Vender pode?
Queremos idéias, propostas concretas, chega de circo. Logo irão nos vender outros produtos, transformando a campanha numa grande feira, em um mercado de objetos para ajudar a sustentar campanhas milionárias. Copos, xícaras, chaveiros, agendas, e muito mais.
Quando leio notícias dessa natureza, eu me pergunto: -O que ainda veremos nos próximos meses? Não somos bonecos que aceitam tudo sem contestar ou reagir.
Os que se movimentam em torno do poder são pródigos em propor formas de envolver, de convencer o eleitor . E um copia o outro. Quando teremos candidatos que digam para os seus marqueteiros e assessores: -Quero uma campanha séria, coerente, sem apelar para bonecos e uma série de produtos que tiram de uma eleição majoritária o foco da discussão que deveria estar voltado para questões fundamentais. Algumas são :-como administrar o Brasil nos próximos quatro anos diminuindo a dívida pública, enorme, e o tamanho da máquina estatal, também gigantesca? ; como promover uma educação que forme cidadãos mais críticos e profissionais mais qualificados? ; como diminuir os impostos para melhorar a vida de microempresários e da população em geral, que estão sempre enforcados pelos tributos absurdos que pagam?
Queremos menos bonecos e mais seriedade, menos circo e uma administração transformadora de fato. Quando um candidato copia o outro, é sinal que nenhum quer mudar nada. E isso é péssimo.
A falta de imaginação no poder dá uma tese. Será que já não existe? Se não existir, proponho a um mestre em sociologia e política, pensando em ingressar no doutorado, que desenvolva uma tese que tenha como tema: “A falta de criatividade na política” ou “A capacidade que os políticos têm de copiar as velhas fórmulas e as velhas práticas.”

Propostas temáticas:

1-Disssertação a partir da charge e do artigo, que tenha como tema: Quem são os bonecos e os palhaços?

2-Narração: Um boneco retirado do imaginário infantil (Pinóquio, Soldadinho de Chumbo, Peter Pan, etc) revolta-se com a invenção de "bonecos políticos) e resolve decretar uma guerra contra eles, convocando os bonecos que ele considera autênticos para participar desse combate.

3-Crônica: Política é circo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor muito obrigada por postar essas propostas,elas me ajudam muito.