terça-feira, 25 de agosto de 2009

GOVERNABILIDADE MAIS DESCABIDA ESSA

Fonte: Folha de São Paulo
São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009


CLÓVIS ROSSI

Governabilidade porca
SÃO PAULO - Quem inventou, pelo menos na história recente, esse modelo porco de governabilidade que vigora no Brasil foi Fernando Henrique Cardoso, lembra-se?
Foi ele quem buscou um acordo com o então PFL, hoje DEM, apesar de os líderes do PSDB e do pefelê terem estado na calçada oposta desde sempre.
Na campanha de 1994, durante um "Roda Viva", apontei ao então candidato o que me parecia uma contradição grave. FHC respondeu com uma falácia, ao citar como exemplo de aliança entre contrários o fato de que o Partido Socialista e a Democracia Cristã do Chile governavam em coligação (governam até hoje), embora tivessem sido adversários a vida toda.
É verdade, mas é só metade (ou menos) da verdade. PS e DC uniram-se já na ditadura -e contra a ditadura. PSDB e PFL uniram-se pelo poder. Ponto. É da mesma natureza a aliança PT-PMDB.
Eu seria capaz de apostar que, assim como FHC acabou entrando em confronto com Antonio Carlos Magalhães, a mais estridente liderança pefelista, sem que a governabilidade tivesse sido minimamente afetada, Lula também poderia ter se omitido no caso Sarney -e não aconteceria rigorosamente nada com a governabilidade.
Sejamos francos: não há nenhum tipo de lealdade na política brasileira, nem programática, nem partidária, nem mesmo pessoal. A lealdade é com o poder. Ponto.
Basta lembrar que Renan Calheiros (PMDB) foi forçado a renunciar à Presidência do Senado sem que se rompesse a aliança do partido com o poder de turno.
O PMDB só se mexeria de fato se Lula (ou FHC antes dele, seja com o PFL, seja com o próprio PMDB) começasse a tirar as "boquinhas" cedidas ao partido. Aí, sim, haveria uma verdadeira ameaça ao único programa do PMDB, que é o poder, a maior cota possível dele.

crossi@uol.com.br

QUESTÕES:
1-Você concorda com o título do artigo de Clóvis Rossi? Justifique.

2-No seu ponto de vista, essa relação entre os partidos tem que nome?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: LEALDADE NA POLÍTICA BRASILEIRA: REALIDADE OU FICÇÂO?

2-Escreva uma narrativa que tenha como narrador-personagem um político leal ao poder da forma mais descarada possível.

3-Escreva uma carta a seu avô ou a um tio mais velho perguntando a ele se a política praticada na época deles era parecida com a de hoje.

Nenhum comentário: