segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O ORKUT JÁ ERA?

Fonte: Folha de São Paulo- Folhateen

São Paulo, segunda-feira, 31 de agosto de 2009



INTERNETS

Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com

O Orkut nunca esteve tão legal
Tem uma mensagem subliminar aparecendo em muitas matérias e conversas na rede e na imprensa. Ela diz algo como "o Orkut já era, legal agora é o Facebook". Ela deu até origem a um novo verbo: "orkutização". Por exemplo, muita gente falando da "orkutização" do Twitter.
O significado é duplo. Por um lado, refere-se à excessiva exposição do Twitter na mídia, lembrando o que acontecia com o Orkut no final de 2004.
Por outro, reclama da "popularização", do fato de o site deixar de ser um reduto de antenados, geeks e nerds e ficar um pouco mais parecido com o mundo real (para o horror de muitos daqueles).
Pois bem, achei que valia fazer aqui uma pequena homenagem ao Orkut. Primeiro porque o site fez do Brasil uma espécie de pioneiro em redes sociais. A sensação de ter grande parte do seu círculo social on-line, que muitos brasileiros tiveram desde meados de 2004, levou pelo menos dois anos adicionais para acontecer de verdade em outros países (incluindo os EUA).
Além disso, muita gente aprendeu o bê-á-bá da internet (como fazer upload de uma foto, por exemplo) por causa dele. E aí incluem-se os milhões de pessoas que vieram pelas LAN houses de todo o Brasil e que nunca tinham acessado a rede.
Com isso, o Orkut tornou-se um espelho do que é o país, com uma diversidade inacreditável. Ficou para trás a fase em que era um clube ocupado por pessoas bastante homogêneas, com os mesmos gostos e perfil demográfico. O Orkut de hoje é uma ferramenta fascinante para conhecer o Brasil.
Onde mais na rede dá para ficar sabendo do movimento playsson "strondando" nos bairros pobres do Brasil ou da pisadinha, ritmo derivado do forró que está alucinando muita gente? Olhei no Facebook e não havia nada. Já no Orkut há centenas de referências (e comunidades com milhares de pessoas).
Parafraseando os irmãos Marx, prefiro a diversidade, conviver com clubes que não me aceitem como sócio. E por isso o Orkut nunca esteve tão legal.

QUESTÕES:

1-Você concorda com Ronaldo Lemos quando ele afirma que o Orkut nunca esteve tão legal?

2-O que o Orkut representa para você?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Vivemos a era das comunidades virtuais.

2-Escreva uma narrativa em que o narrador-personagem conta uma experiência ruim que viveu no Orkut.

3-Escreva uma carta a um amigo contando por que você decidiu não acessar mais o Orkut.

Nenhum comentário: