segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COMPORTAMENTOS E PROPAGANDAS

Fonte: Folha de São Paulo
Folhateen
São Paulo, segunda-feira, 19 de outubro de 2009
02 NEURÔNIO02neuronio@uol.com.br - 02neuronio.blog.uol.com.br

Jô Hallack - Nina Lemos - Raq Affonso
Comportamentos humanos estranhos
A FELICIDADE DOS CASAIS E A EXIBIÇÃO
Ainda não conseguimos desvendar alguns comportamentos da humanidade (e olha que a gente se esforça faz tempo). Por exemplo, por que as pessoas convidam uma pessoa solteira para um jantar de casal? É assim. Eles chamam dois casais e mais uma amiga solteira. Será que a ideia é exibir a "felicidade" para alguém? A solteira seria a plateia? Será que eles acham que fazer esse tipo de convite é justo e que a solteira em questão vai se divertir? Ou será que o solteiro é uma espécie de álibi para ninguém achar que eles só fazem "programa de casal"? Não, não queremos ser puxadinho da felicidade alheia. Sugestão para esses casos: dizer não. E eles que pensem, que digam e que falem.
DIA DAS BRUXAS NO BRASIL?Também não entendemos por que as pessoas insistem em comemorar o Halloween no Brasil. Fomos criadas em uma época em que era feio ficar copiando as festas dos outros países, principalmente dos Estados Unidos. E deve até ser legal sair por aí fantasiado pedindo doce ou castigo quando se é criança. Mas quem é que brincou disso na infância? Ninguém! Então por que vamos celebrar na adolescência e na vida adulta uma coisa que nunca comemoramos na idade certa, quando tínhamos cinco anos?!E quem precisa de Dia das Bruxas quando se tem o Carnaval? Aliás, Cosme & Damião, alguém se lembrou? Não somos bruxas de mau humor. São apenas (bons) resquícios de uma criação "brinquedo educativo".

AS MULHERES E AS PROPAGANDASQuase todo comercial de bebida tem uma "gostosa" no meio. Não sabemos quando esse fetiche surgiu, mas achamosumtanto quanto bizarro. E uma marca de refrigerante super famosa resolveu inovar: inventou um aplicativo do iPhone que "ajuda" os homens a conquistar muitas mulheres, oferecendo vários tipos femininos e um painel que mostra as conquistas do usuário. Tudo isso pra promoverum novo energético. O aplicativo Amp Up Before You Score também permite que os rapazes adicionem mulheres reais com nome, data do encontro e comentários, e compartilhe isso nas redes sociais. Pegou mal.O diretor de marketing da empresa pediu desculpas, mas disse que não vai tirar o aplicativo do mercado. Nunca gostamos de energético e, com certeza, esse nunca vamos tomar. Nós e uma legião de mulheres que achou essa ideia "genial" o fim da picada.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

Com base nos textos acima, escreva:

1-Dissertação: O ser humano é especialista em ter comportamentos estranhos.

2-Narração: O narrador-personagem conta a confusão em que se envolveu por ter aceito jantar com dois casais que o conheciam.

3-Dissertação: Comemorar o Dia das Bruxas no Brasil faz sentido?

4-Narração: Fatos estranhos e inexplicáveis ocorrem durante a Festa do Dia das Bruxas.

5-Dissertação: A exploração da figura feminina nas propagandas de bebidas.

Nenhum comentário: