quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FAÇA A SUA LEITURA DE 2009

OS QUE FIZERAM GOL CONTRA EM 2009
JAIME LEITÃO

Ele iniciou o ano como a grande esperança de 2009. Depois do governo desastroso de George W. Bush, surgia um nome que parecia representar uma transformação positiva na maneira de governar e de tratar problemas sérios de forma mais sensata, como o meio ambiente e a necessidade de pacificar regiões de conflito.
Após ser anunciado em outubro o Nobel da Paz para Obama, o presidente norte-americano anunciou envio de mais de 30.000 soldados para combater no Afeganistão em 2010. Da paz à guerra, caminhou com uma desenvoltura chocante. E na Conferência do Clima de Copenhague, realizada agora em dezembro, Obama apareceu no penúltimo dia e foi a grande decepção, recusando-se a assinar um acordo comprometendo o seu país a emitir menos gás carbônico na atmosfera a curto e a médio prazo. Obama, no meu entender, começou o ano como um provável futuro herói e terminou como vilão. Fez um gol contra a paz e outro contra o meio ambiente. Jogou sujo. Frustração.
O Senado no Brasil foi a instituição campeã dos gols contra em 2009. O espírito de corpo venceu de goleada a ética e a democracia, esmagando-as sem piedade. Todas as denúncias de atos secretos e muitas outras, envolvendo senadores, funcionários e, principalmente, o presidente do Senado, José Sarney, não deram em nada, fizeram água, das mais lamacentas e malcheirosas que se possa imaginar. O Senado, depois de tantos gols contra, naufragou. Continua a existir como uma fantasma, para atender aos interesses daqueles que foram eleitos pelo voto direto. Lambança.
O governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, deputados distritais e alguns secretários, pilhados em flagrante recebendo altas propinas, deram gols contra a perder de vista. Primeiro, quando foram pegos, depois quando se fizeram de vítimas, afirmando que tudo não passou de armação, mais adiante, quando Arruda reprimiu com violência as manifestações dos estudantes e ativistas pedindo o seu impeachment, em seguida, quando a Câmara Legislativa entrou em férias para abafar tudo. Que goleada contra a democracia. Bandalheira.
Gols contra fizeram também os torcedores do Coritiba (com o) que transformaram o estádio Couto Pereira em Curitiba em uma verdadeira praça de guerra depois que o time para que torcem foi rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro. Fizeram gols contra o esporte civilizado, bonito, gostoso de se ver. Selvageria.
Gol contra também fez o presidente Lula ao defender o seu ex-inimigo José Sarney, dizendo que Sarney não é uma pessoa comum; com isso deu força ao enfraquecido Sarney, que continua presidente do Senado, tendo o aval do presidente da república. Palhaçada.
Mais gol contra? De todos os políticos e não-políticos que agiram de forma ilícita em 2009, independente de terem sido pegos ou não. E não foram poucos. Impunidade.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-A partir do texto acima, escreva uma crônica com o mesmo título , incluindo outros nomes além dos colocados pelo autor.

2-Escreva uma dissertação que tenha como título: UM BALANÇO de 2009.

3-Escreva uma carta ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama criticando a sua atuação na Conferência do Clima em Copenhague e o envio de mais 30.000 soldados ao Afeganistão no ano que vem, decisão essa anunciada logo após ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.

Nenhum comentário: