quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O BRASIL E O MUNDO EM 2010

MUITO ALÉM DA COPA
JAIME LEITÃO

2010 ainda não começou e a mídia coloca o seu foco na Copa do Mundo da África do Sul. E começa a especular: o Brasil será ou não hexa? Ronaldo será ou não convocado?Tudo se resume a um evento e a realidade como um todo fica em segundo plano.
No segundo semestre, o foco estará voltado para as eleições. Presidente, governadores, senadores, deputados. De novo, um tema grandioso escondendo os outros.
jaime@jpjornal.com.br
Saindo do Brasil, abrindo o foco para o mundo, não dá para negar que a decisão do presidente norte-americano Barack Obama, prêmio Nobel da Paz de 2009, de enviar 30.000 soldados ao Afeganistão em 2010, abrirá uma porta perigosa para que o terror entre não só naquele país, mas também na Europa. A segurança nos Estados Unidos, por mais que eles digam que é impecável, tem exibido falhas terríveis. Acabar com o terrorismo promovendo o terror de Estado, que é avançar sobre territórios como o Iraque e o Afeganistão, é uma ilusão de ótica desastrosa.
A economia mundial deverá viver em 2010 uma fase de recuperação que não pode ser engolfada por uma euforia de consumo exacerbado para não repetir os erros que provocaram a recente crise. Os fundamentos econômicos praticamente não mudaram, e esse é um problema a ser enfrentado.
Em Cuba, a agonia do regime dos Castro (Fidel e Raúl) parece interminável. Ambos continuam com o mesmo discurso “revolucionário” de cinquenta anos atrás e não percebem que não há mais espaço para manter a maioria da população amarrada a um ideologia gagá, que tirou dela a liberdade de expressão e o direito a um mínimo de conforto. Os que comandam Cuba vivem muito bem, já os comandados padecem de inúmeras carências, inclusive nos hospitais públicos, que nunca estiveram tão mal equipados. Que em 2010 termine essa ditadura abominável como todas as outras. Um exemplo é a da Coreia do Norte, que se mantém também há décadas, isolada do resto do mundo e com a sua população passando fome.
A questão ambiental, tão mal abordada na Conferência do Clima, em Copenhague, em dezembro, voltará à pauta das discussões em 2010. Os países que mais poluem : Estados Unidos e China deverão ser pressionados a diminuir a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Ou fazem isso ou morreremos torrados por tanto calor.

Jaime Leitão é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.
Muito além da Copa, temos problemas sérios a ser enfrentados. A corrupção continuará sendo tratada com essa benevolência extraordinária, seguindo a máxima: Tudo para os corruptos, nada para quem ainda se indigna com ela? A corrupção é uma barreira imensa, que não pode se transformar numa pedrinha insignificante. Enquanto estiver entranhada no poder público, continuaremos aprisionados por carências que têm relação direta com ela: segurança, educação e saúde precárias. Se não removermos essas feridas gangrenadas da nossa política, 2010 será como os anos anteriores. Nada se transformará de fato.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Crônica: Últimas impressões de 2009
2-Crônica: Primeiras impressões de 2010.
3-Dissertação: A ameaça terrorista em 2010 como reação à insensatez do governo Obama.
4-Dissertação: Além da Copa em 2010, existe uma realidade a ser enfrentada.
5-Narração: O narrador-personagem conta as aventuras-algumas difíceis-que viveu em 2009.

Nenhum comentário: