domingo, 28 de junho de 2009

A EDUCAÇÃO EM PAUTA

Fonte:
Folha de São Paulo
Painel do Leitor
28-6-2009

Educação
"Estive no interior do Ceará, onde visitei um grupo escolar com quatro salas de aula e cerca de 80 a 100 alunos. Com tantos políticos prometendo um piso salarial mínimo para os professores, pensei que tudo estava bem, mas, na verdade, a maioria dos professores são bolsistas que recebem bem menos que o piso salarial. Existem alunos que na quinta série do antigo primário ainda não sabem ler. A verdade é que os senhores prefeitos estão admitindo bolsistas e estagiários no lugar de professores qualificados e experientes. A qualidade da educação diminui, e o piso salarial está sendo razão para os professores formados serem afastados de suas funções. Denúncia como esta tem o objetivo de questionar os cidadãos sobre a qualidade que está sendo oferecida e sobre a educação que queremos para os nossos filhos. Ou fiscalizamos os nossos municípios, ou teremos em alguns anos situações irreparáveis na educação."
PAULO ROBERTO GIRÃO LESSA (Fortaleza, CE)

QUESTÕES:

1-Comente esse fato grave de afastamento de professores qualificados para a contratação de bolsistas e estagiários.

2-Será que já não estamos viendo situações irreparáveis na educação?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1- Escreva uma dissertação que tenha como tema: Para educar, é necessário ser um educador. A educação não pode ser praticada tendo como base o improviso.

2-Escreva uma narrativa, com narrador-onisciente, que tenha como protagonista um menino de 12 anos que está na escola desde os 7, mas ainda não consegue compreender o que lê.

3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Muitas faculdades e universidades particulares estão demitindo os doutores e admitindo quem tem especialização ou só graduação para pagar menos. Quais as consequências desse fato para o futuro profissional de quem se forma nessas escolas?

4-Escreva uma carta a um amigo defendendo ou criticando o ensino a distância, dependendo do seu ponto de vista.

5-Escreva uma crônica que tenha no seu decorrer esse trecho: "Se os governantes neste país levassem a educação a sério..." Ou, se você pensar de maneira oposta: "Até que enfim o governo no Brasil está levando a educação a sério.

Nenhum comentário: