segunda-feira, 1 de junho de 2009

MATA ATLÂNTICA EM EXTINÇÃO

Fonte: Isto É
Editorial


Será o fim da Mata Atlântica?

Um dramático alerta foi lançado na semana passada a partir de dados colhidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Fundação SOS Mata Atlântica. Os especialistas constataram que, no atual ritmo de desmatamento das florestas no Brasil, restam apenas 40 anos de sobrevivência para a Mata Atlântica. Inaceitável, assustadora, essa possibilidade também é reforçada pelo crescente impacto do aquecimento global.

As projeções estão lá no Atlas dos Remanescentes Florestais, divulgado pelas duas instituições. Por ele é possível verificar que o ritmo de destruição avança à proporção de 34 mil hectares por ano desde 2000. Estados como Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão hoje com menos de 10% de floresta remanescente de sua cobertura original. Em números percentuais cada um tem, respectivamente 8,38%, 9,68% e 7,31%.

Na situação mais dramática está o Estado de Goiás, onde a devastação corre solta, e o percentual de mata remanescente é de pouco mais de 3,5%. É algo lamentável para um país que quando foi colonizado pelos portugueses em 1500 apresentava todo o seu litoral recoberto pela Mata Atlântica. Agora só restam 7,9% do total. O Brasil ainda é tido como o pulmão do mundo dada a sua biodiversidade. Mas os recursos não são infindáveis. Se nada for feito, com a completa participação da sociedade, as consequências para a sobrevivência humana em todo o planeta serão imensuráveis. Já neste momento dezenas de espécies animais, nativas do Brasil, estão entrando em extinção, como mostra a reportagem que começa à página 91.

É um triste revés a se registrar justamente quando o mundo comemora a Semana do Meio Ambiente e Ecologia. Mas essas datas servem, didaticamente, para despertar a consciência sobre o valor dessa riqueza e para, quem sabe, motivar um mutirão geral pelo resgate ecológico. Somente interrompendo esse processo de devastação poderemos sonhar com um amanhã para os nossos filhos, netos e futuras gerações. Depende também de você.

Carlos José Marques, diretor editorial

QUESTÕES:

1-Responda à questão colocada no título do editorial da Isto É desta semana: Será o fim da Mata Atlântica?

2-Como explicar tamanha devastação em reserva ecológica tão importante para todos nós?

PROPOSTAS TEMÁTICAS

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A MATA ATLÂNTICA RESISTIRÀ À SANHA DESTRUIDORA DOS MADEIREIROS E DOS ESPECULADORES IMOBILIÁRIOS?

2-Escreva uma narrativa que tenha como personagem principal um defensor da Mata Atlântica que é perseguido por madeireiros.

3-Escreva uma carta ao presidente da república, pedindo a ele que faça alguma coisa para salvar a Mata Atlântica.

Nenhum comentário: