quarta-feira, 22 de julho de 2009

EM DISCUSSÃO A VIOLÊNCIA NOS GAMES

Fonte: Folha de São Paulo

22-07-2009


5 milhões de mortos
Matança acontece em batalhas virtuais no game Battlefield 1943

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Somente em seu primeiro dia, a Segunda Guerra Mundial deixou aproximadamente 5 milhões de mortos.
O número devastador, porém, se deu em batalhas virtuais, ambientadas em Battlefield 1943, game que virou mania nas redes on-line do PlayStation 3 e do Xbox 360.
A procura nas primeiras 24 horas de jogatina, há cerca de 15 dias, foi tanta que os servidores chegaram a ficar fora do ar, problema que já foi corrigido.
Feito sob medida para o multijogador, Battlefield 1943 promove combates em solo, nos céus e no mar.

Guerreiros
O jogo está à venda apenas via download, por US$ 15, e parece fazer milagres com seus 500 Mbytes, já que suporta 24 participantes simultâneos. A edição para computador chega ainda em 2009.
O jogador, antes de tudo, deve escolher seu soldado entre três classes: o rifleman, que carrega um rifle bom para tiroteios em média distância; o infantry, que tem uma metralhadora para confrontos mais próximos; e o scout, que é o atirador de elite.
Qualquer um deles carrega ainda explosivos e conta com munição ilimitada.
Mas o que faz de Battlefield 1943 um jogo cheio de alternativas é a possibilidade de usar veículos, de jipes a aviões. Com isso, o trabalho em equipe ganha dimensões fundamentais para determinar a vitória.

Cenários da guerra
O game traz três mapas: Wake Island, Guadalcanal e Iwo Jima, mas novos cenários devem ser liberados.
O mapa Coral Sea, por exemplo, já foi liberado para down- load gratuito, em uma brincadeira da produtora Dice -os jogadores precisaram atingir um certo número de mortes virtuais para conseguir o mimo.
Nos bastidores, Battlefield 1943 também funciona bem, permitindo ao jogador organizar as partidas de forma rápida e prática. Há ainda um sistema de ranking que registra os feitos dos soldados virtuais.
Nos Estados Unidos, o jogo foi classificado para pessoas a partir de 13 anos -o que significa que, mesmo com todas essas mortes, a violência não é considerada exagerada.
Sendo fã da série ou um novato, Battlefield 1943 é uma das formas mais práticas de se divertir com uma experiência multijogador nos consoles de alta definição.

QUESTÕES:

1-Comente a matéria da "Folha" sobre a matança desse novo game.

2-Os games, na sua opinião, podem levar a um comportamento violento, como no caso desse "Guerreiros"?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:
1-Escreva uma narrativa em que o protagonista desenvolve um comportamento violento depois de ficar jogando game pelo menos oito horas por dia.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A Presença dos games na vida dos jovens de hoje.

3-Escreva uma carta a um amigo contando a ele a sua experiência com os games.

Nenhum comentário: