sábado, 11 de julho de 2009

ESPETÁCULO DE CRUELDADE

Fonte: Folha de São paulo

São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009


ACIDENTE

Touro mata espanhol durante festa folclórica em Pamplona
DA REDAÇÃO

Um espanhol de 27 anos morreu ontem após ser golpeado por um touro durante a tradicional Festa de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha. Ele participava de um "encierro", ritual em que as pessoas provocam e correm junto a touros soltos nas ruas.
O espanhol, que teve o pescoço e o pulmão perfurados pelos chifres do touro, morreu logo depois de chegar ao hospital. Morador da região de Madri, ele foi o 15º a morrer durante o evento desde 1922. O último fora um americano de 22 anos, golpeado no estômago em 1995.
O "encierro" de ontem foi o mais violento desde o início dos festejos, na última segunda-feira, e deixou pelo menos outros nove feridos. Segundo os organizadores do evento, um dos touros que foi solto se perdeu dos outros animais e passou a atacar com mais violência.
Realizada há cerca de 400 anos, a Festa de São Firmino promove touradas e atividades folclóricas, como os "encierros", durante nove dias e atrai milhares de turistas.

QUESTÕES:
1-Comente a Festa de São Firmino.

2- Qual é a sua opinião sobre as touradas e os rodeios?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A tradição justifica qualquer violência cometida contra as touros nos mais diversos eventos?

2-Escreva uma narrativa em que um participante da Festa de São Firmino conta a sua experiência de participar da corrida, depois de ser ferido e de ver um amigo morrer atacado por um touro.

3-Utilize a imaginação para escrever uma carta como se você fosse um touro ferido após a corrida em São Firmino, pedindo ao primeiro-ministro da Espanha José Luís Zapatero que proíba definitivamente as touradas e as corridas.

Nenhum comentário: