quinta-feira, 30 de julho de 2009

O PERIGO DO LIXO TÓXICO

Fonte; Folha online
30/07/2009
Jovens com deformações por contato com lixo tóxico ganham processo no Reino Unido
Publicidade
da Efe, em Londres

Um grupo de 18 jovens que nasceram com deformações em seus corpos --e que atribuem o problema à exposição de suas mães a lixo tóxico durante a gravidez-- ganharam um processo contra a prefeitura da cidade industrial de Corby, no centro da Inglaterra, na quarta-feira (29).

Os jovens, cuja idade varia entre 9 e 22 anos, processaram a cidade de Corby com o argumento de que os defeitos que têm nas mãos e nos pés se devem ao fato de que suas mães sofreram os efeitos de um "coquetel atmosférico de materiais tóxicos".

Stephen Hird -29.jul.09/Reuters

Jovens com deformações posam com os pais no Reino Unido; juiz inglês considerou que as anomalias ocorreram devido a lixo tóxico
Os afetados, que apresentaram o caso ao Superior Tribunal de Londres, vinculam suas deformidades à mudança do lixo de uma antiga fábrica da produtora de aço British Steel, que fechou nos anos 80, para uma pedreira próxima.

As mães declaram que viviam ou visitaram Corby e algumas descreveram essa cidade como "poeirenta" ou "suja".

Embora a Prefeitura negue as acusações, o juiz do caso, Robert Akenhead, deu hoje a razão aos afetados ao ressaltar que "a poluição afetou as mulheres grávidas".

Após a divulgação do veredicto, os familiares manifestaram sua alegria, entre eles Audrey Bartfield, mãe de Dylan, de 13 anos, que nasceu com uma deformação na perna direita.

"Estou louca de felicidade. Sabíamos que tínhamos razão", disse Audrey, enquanto seu filho se declarou "muito feliz".

Chris Mallender, porta-voz da prefeitura de Corby, disse sentir-se "surpreso e decepcionado" com a decisão judicial e destacou que a instituição ainda acredita que "não há ligação alguma" entre o nascimento das crianças com deformações e o lixo tóxico.

QUESTÕES:
1-Comente a notícia.

2-Comente a expressão "coquetel atmosférico de materiais tóxicos".

3-Na sua opinião, uma prefeitura de uma cidade brasileira seria punida por permitir que empresas poluidoras fossem instaladas em sua cidade, se fossem comprovados danos à saúde dos trabalhadores?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que se passe em uma cidade contaminada por lixo tóxico. O protagonista é a primeira vítima de uma doença desconhecida que começa a atacar os moradores.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Indústrias poluidoras representam um grande risco para a saúde das pessoas e o meio ambiente.

3-Escreva uma crônica que tenha como título ou: QUEM VIVE NO LUXO PRODUZ MUITO LIXO.

Nenhum comentário: