segunda-feira, 13 de abril de 2009

É MUITO LIXO





Estado de S.Paulo Jornal da Tarde Portal Estadao


Segunda-feira, 13 abril de 2009 CIDADE




Coleta de lixo recorde na Represa de Guarapiranga
Lixeiros do local bateram a marca histórica em fevereiro: mil sacos de lixo em um mês. Agora vão ganhar novos barcos

DANIEL GONZALES, daniel.gonzales@grupoestado.com.br

Em fevereiro os lixeiros do principal manancial da cidade, a Represa de Guarapiranga (zona sul), bateram o recorde histórico no volume de sujeira retirada da água. Foram perto de mil sacos em um único mês - e de só 28 dias - , na enorme extensão do reservatório, área que equivale a 2.600 campos de futebol.

Até o final deste mês, o ‘cata-bagulho’ aquático vai ganhar o reforço de dois novos barcos, que já estão atracados na represa. Eles aguardam uma autorização da Marinha.

O trabalho dos garis é difícil e artesanal. A bordo de um pequeno barco, são três os homens responsáveis por recolher, com as mãos, o máximo que conseguem do lixo que se acumula nas margens da represa, responsável pelo abastecimento de água de 4 milhões de pessoas (20% da região metropolitana).

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) decidiu investir em uma equipe de limpeza própria, criando a operação Defesa das Águas, porque o grande volume de sujeira estava quase todos os meses entupindo os dutos de captação de água para tratamento e distribuição. Desde que a iniciativa está em funcionamento, há dois anos, já foram retirados de Guarapiranga um volume equivalente a 1,1 milhão de litros de resíduos, o que representa 11 mil sacos grandes de lixo, cada um com 100 litros.

“Éramos obrigados, quase mensalmente, a recorrer a mergulhadores para desentupir os canos e assegurar o fluxo de água”, conta Alexandre Bueno, da Sabesp, um dos encarregados das operações na represa.

As bombas, automatizadas, sugavam a sujeira para dentro do sistema. “Agora, com a coleta de lixo em nove pontos da represa, que mapeamos, não é necessário mais fazer isso frequentemente”. Neste ano, nenhuma ação subaquática foi necessária.

Mesmo assim, perto da torre de captação, já foram retirados 273 sacos de lixo neste ano. Com as chuvas fortes de fevereiro o problema piorou. Os cinco afluentes de Guarapiranga trouxeram mais lixo dos bairros próximos, onde vivem 800 mil pessoas, e aumentou a quantidade de ‘ilhas’ de sujeira no reservatório, construído artificialmente em 1908.

A proliferação das plantas aquáticas, os aguapés, incentivada pelo calor, também contribui para reter mais lixo entre as raízes - e o cheiro da água ficou bem pior. Foi o que notaram os frequentadores das praias ao longo da Avenida Robert Kennedy. “A água cheira forte e a gente vê mesmo muito lixo boiando. O pessoal também não colabora e joga muito resto de comida e embalagens”, diz Kelly Yunes de Oliveira, de 23 anos, que costuma levar os filhos à represa nos fins de semana.

Reforço

Os dois novos barcos de coleta de lixo são do tipo balsa (casco chato), munidos com esteiras e pás para recolha e rolagem da sujeira e posterior separação para reciclagem. Um deles tem um inédito canhão de água para desagregar o material aderido às plantas. Cada um custou R$ 200 mil . Apelidadas de ‘cata-lixo’, as embarcações são únicas no País. Um protótipo já foi testado com sucesso no Rio Pinheiros. Cada barco tem capacidade para armazenar 6 toneladas de lixo e com o casco plano consegue chegar mais perto das margens.

Por um acordo com a Prefeitura, todo o lixo coletado pela Sabesp é disposto na Marina Santa Clara, um galpão abandonado onde os caminhões do governo municipal coletam e levam o material para reciclar. A Sabesp trabalha em um processo de identificação da propriedade do edifício, para pleitear sua desapropriação e, depois, transferência à empresa estadual.

QUESTÔES:

1-Comente a notícia acima.

2-Quais as consequências do lixo para a saúde da população, já que as águas da represa abastecem grande parte da população de São Paulo?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que o protagonista suja a cidade sem a menor cerimônia e ainda acha que está certo.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Água contaminada pelos detritos: Um problema sério.

3-Escreva uma carta a um jornal reclamando da sujeira acumulada em um rio, um riacho, um córrego ou em um terreno próximo à sua casa. Pode ser um fato real ou imaginário.

Nenhum comentário: