segunda-feira, 20 de abril de 2009

O TEMA É FUTEBOL


Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Dentinho, Chicão, Ronaldo e Diego festejam ao final da partida

Fonte: Folha de São Paulo

São Paulo, segunda-feira, 20 de abril de 2009

No mata-mata, Corinthians se vinga
Depois de longa seca contra o São Paulo em pontos corridos, time vence 2 vezes nas semifinais do Paulista e vai à final

Ronaldo brilha em Morumbi dominado pelos torcedores do rival, e time, agora com a vantagem do empate, encara o Santos na decisão

PAULO GALDIERI
TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre o Brasileiro de 2003 e a primeira fase do Paulista de 2009, o Corinthians só venceu o São Paulo uma vez em 16 confrontos. Ontem, no estádio do Morumbi, o time do Parque São Jorge ganhou do rival por 2 a 0, como já havia triunfado no domingo anterior, quando marcou 2 a 1 no Pacaembu.
Duas vitórias em uma semana que colocaram o time na final do Estadual, ante o Santos e com a vantagem do empate.
E que pelo caráter decisivo diferem bastante da seca anterior contra o São Paulo e dão um sabor especial para o único time ainda invicto do Estadual.
O Corinthians foi 100% diante do rival no primeiro mata-mata após quase seis anos de massacre são-paulino -venceu o time do Morumbi uma só vez em 16 jogos, todos válidos por fases classificatórias do Paulista ou pelo Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Ontem, na partida em que teve o goleiro Rogério, com o tornozelo quebrado, apenas como torcedor no Morumbi, o destaque foi o atacante Ronaldo. Após um primeiro tempo discreto, ele deu o passe para Jorge Henrique chutar na trave e Douglas fazer o primeiro gol. Depois, correu como nos bons tempos para fazer o segundo.
O triunfo trouxe reações raras nos últimos tempos para o São Paulo em casa. Após sofrer dois gols em dois minutos, a torcida soltou gritos de "queremos raça" em protesto.
Depois, com o Corinthians soberano no gramado, os torcedores alvinegros ensaiaram gritos de olé a cada toque na bola de sua equipe para coroar o fato de eliminar os rivais fora de casa e em absoluta minoria.
No final, outra cena inusitada. Ronaldo, já um corintiano típico, se dirigiu à pequena fatia da torcida visitante para comemorar a vaga.
E, como numa autêntica decisão, os corintianos não foram para o vestiário e ficaram no campo para as entrevistas.
Ao São Paulo sobraram lamentações. O revés -o terceiro seguido- igualou uma trinca de derrotas que o time não sofria desde outubro de 2007.
Sem conseguir conquistar um título estadual desde 2005, o São Paulo volta a ser eliminado da competição em uma semifinal como no ano passado. Em 2008, a equipe acabou saindo quando caiu nos dois confrontos contra o Palmeiras.
Já o Corinthians volta a disputar uma final de Paulista após seis anos de ausência. A última vez foi em 2003, quando conquistou o campeonato em cima do próprio São Paulo. Já o Santos tenta seu terceiro título estadual em quatro anos.

QUESTÕES:
1-O que o futebol representa para você?

2-Além do futebol, quais os outros esportes que o tocam?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:
1-Escreva uma narrativa que conte a história de um personagem que não encara as derrotas do seu time de forma natural, mas tendo reações as mais inesperadas.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: É BOM O BRASIL SER CONHECIDO MUNDIALMENTE COMO O PAÍS DO FUTEBOL?

3-Escreva uma carta a um amigo comentando sobre futebol.

Nenhum comentário: