domingo, 31 de maio de 2009

CASAS PRÓPRIAS OU IMPRÓPRIAS?

Fonte: Folha de São Paulo
Painel do Leitor
31-05-2009

Circo dos horrores
"É inadmissível que a Prefeitura de Teresina (PI) ofereça, com a maior naturalidade e cinismo, barro para os desabrigados reconstruírem suas choças ("Teresina dá barro para flagelado reerguer casa", Cotidiano, 25/5). Enquanto isso, parlamentares recebem R$ 3.800 por mês como auxílio-moradia. O Brasil virou mesmo um circo dos horrores."
LUIZ ANTONIO MOURA CASTRO (Bauru, SP)
"É um grande equívoco das autoridades atribuir aos fenômenos naturais a culpa por várias tragédias. A barragem no Piauí já vinha dando indícios de comprometimento de sua estrutura principal. Reparos eram realizados sistematicamente e havia uma preocupação sobre a possibilidade de rompimento.
Não dá mais para aceitar que a previsão meteorológica atrelada à tomada de decisões não seja considerada em situações de risco. Alguns dias antes da tragédia, foi tomada a decisão de retorno da população para as áreas consideradas de risco. Foi essa população que morreu, se feriu e perdeu o que tinha.
Responsabilidade de convivência com o risco é isto: acompanhamento técnico permanente, monitoramento da situação, implantação de níveis de alerta, definição de responsabilidades e decisões e ações rápidas. A chuva não é a responsável, é o agente deflagrador."
JOSÉ LUÍS RIDENTE JÚNIOR, geólogo (São Paulo, SP)

QUESTÕES:
1-Comente a afirmação de Luiz Antônio Moura e Castro sobre a atitude da Prefeitura de Teresina de doar barro para os flagelados reconstruírem as suas "casas" arrasadas pelas enchentes.

2-Comente a carta do geólogo José Luís Ridenti Júnior.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que os personagens centrais sejam uma família de flagelados, vítimas da recente enchente no Piauí.

2-Escreva uma carta a Luiz Antônio Moura Castro, argumentando a favor ou contra as colocações que ele fez em sua carta publicada na "Folha".

3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A CARÊNCIA DE CASAS SEGURAS PARA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO. Aborde o problema das casas populares, construídas pelo governo, com materiais de baixa qualidade, casas feitas de pau a pique, com barro e bambu, levantadas em áreas de risco.

Nenhum comentário: