sábado, 24 de abril de 2010

PROPOSTAS A PARTIR DE FILMES



O cineasta James Cameron, diretor do filme Avatar, que conseguiu a maior bilheteria da história do cinema, em entrevista à revista Veja de 14 de abril de 2010 afirmou:
"Tenho uma relação de amor e ódio com a tecnologia. Os atores de Avatar tiveram de entrar em contato com o lado mais primitivo de si próprios e, ao mesmo tempo, atuar nas condições mais high-tex possíveis."

Propostas temáticas:

1-Dissertação: A capacidade do cinema de relacionar o avanço tecnológico extremo com o lado mais primitivo do ser humano.

2-Narração: O narrador-personagem conta um fato que torna clara a sua relação de amor e ódio com a tecnologia.

3-Escreva uma dissertação ou uma crônica a partir do filme de animação abaixo, que foi premiado como melhor curta-metragem do Festival de Berlim de 2007.





A partir do curta-metragem de ficção, Detalhes, acima, feito como se fosse um documentário, realizado em parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grandfe do Sul, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, para uma pesquisa de campo de uma tese de doutorado sobre como vivem adolescentes com Aids, escreva;
1-Dissertação: Adolescentes com Aids: como conviver com essa realidade?

2-Narração: Adolescente que foi contaminada pela mãe, quando estava grávida, pelo vírus HIV, conta o seu drama.

3-Crônica: A responsabilidade do adolescente para evitar ser contaminado pelo vírus da Aids.

2 comentários:

FABIANA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FABIANA disse...

Oi, Jaime. Ótima proposta. Li também esta entrevista. Mas por incrível que pareça, não achei contraditório este ponto de vista. A tecnologia tem sempre o lado bom e o lado ruim. Temos que superar o lado negativo da tecnologia com o benefício que ela pode trazer. Simplesmente porque não há como voltar atrás. Temos que usar a tecnologia à serviço da humanidade. Se fizermos isso, aí sim estaremos tendo o contato mais elementar com o primitivo, que consiste sempre em proteger o que somos. E que um dia, por meio de outras gerações, seremos. Devemos pensar nas futuras gerações.