segunda-feira, 25 de maio de 2009

A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS NA MÍDIA

Fonte: Folha de São Paulo
Painel do Leitor
25-052009
"O diálogo entre Maisa e Silvio Santos exposto na última edição do caderno Mais!, aliado a outros diálogos nos quais o apresentador constrange a menina por chorar no palco "como se fosse uma criancinha de um mês de idade", revela a monstruosidade de nossa sociedade, que aceita e aplaude esse tipo de exploração, tão perversa quanto qualquer outra exploração infantil. Não é o caso, obviamente, de proibir a participação de crianças em programas televisivos, mas de direcioná-las a um público infantil, de permitir que crianças continuem sendo crianças.
A diferença entre o uso da inocência para satisfazer a lascívia humana (entenda-se pedofilia) e o mesmo uso para ganhar ibope está na legitimação dada ao segundo pelo capitalismo."
FILIPE TEIXEIRA DA SILVA (Jundiaí, SP)
Diálogo entre Maisa e Silvio Santos

Fonte: Folha de São Paulo
Caderno Mais
24-05-2009

[Maisa para Sílvio Santos] "Silvio, (...) uma pergunta que meus amigos fazem: é verdade que você vai ao cabeleireiro e [coloca] um tipo de uma peruca?"
[Silvio Santos] "Você tem alguma coisa a ver com o meu cabelo?" [...] "Maisa, fiquei vendo seu programa quando você começou a sua carreira... Você era muito ruim, feia, desajeitada. A roupa era feia, o cabelo era feio. Você agora é toda bonita, toda simpática, sorridente, inteligente. É só insubordinada, o resto melhorou muito. O que você espera fazer daqui a dois ou três anos, quando o público não der mais bola para você? Porque agora você agrada o público, você é uma menininha de seis anos que responde como gente grande. Mas daqui a uns quatro anos, quando você tiver dez anos e já for uma mocinha, você acha que o público vai gostar de você?

--------------------------------------------------------------------------------
Transcrição de diálogo entre Maisa e Silvio Santos ocorrido durante o Programa Silvio Santos, no SBT, em 16 novembro de 2008.

QUESTÕES:

1-Você concorda com o leitor quando ele compara a pedofilia ao tratamento que certos apresentadores dispensam às crianças em alguns programas de televisão?
2-Comente o diálogo entre Sílvio Santos e Maisa, acima.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma carta argumentativa ao jornal Folha de São Paulo protestando contra a humilhação de crianças em programas televisivos.
2-Escreva uma narrativa que tenha como narrador-personagem adulto recordando-se de como ficou a sua vida depois de um sucesso efêmero em um programa de televisão quando tinha seis anos.
3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Como regulamentar e fiscalizar a participação de crianças em programas de televisão e novelas?

Nenhum comentário: