sábado, 16 de maio de 2009

Obama questionado por decisão polêmica

Fonte: Estado de S.Paulo Jornal da Tarde Portal Estadao


Sábado, 16 maio de 2009

Obama se rende a Bush?


O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o restabelecimento dos tribunais militares criados por seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo em Guantánamo.

Essa volta, no entanto, não será imediata. Segundo ele, e os novos tribunais militares oferecerão mais proteções que as concedidas a estes presos no passado.

Obama afirmou que “este é o melhor caminho para proteger o país e respeitar os principais valores dos EUA”.

Segundo Obama, as comissões militares terão melhores garantias legais. O presidente acrescentou que elas não poderão admitir rumores ou provas obtidas através de interrogatórios “cruéis, desumanos ou degradantes”.

O anúncio da reinstalação das comissões militares no presídio, que Obama descreveu durante sua campanha eleitoral como “tremendo fracasso”, causou consternação entre os grupos pró-direitos humanos.

Críticas

A Anistia Internacional fez duras críticas à medida: “Não se pode reformar um sistema que é basicamente injusto. Os EUA têm um sistema de justiça penal civil que está acostumado a enfrentar casos complexos. Este é o sistema que o governo dos EUA deveria aplicar para cada preso de Guantánamo que queira levar aos tribunais”, afirmou a organização.

QUESTÕES:

1-Comente o título da notícia.

2-No seu ponto de vista, o que levou Obama a tomar essa atitude de restabelecer os tribunais militares?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que um brasileiro acusado injustamente de ser terrorista é julgado por um tribunal militar em Guantánamo?

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema a questão: Obama foi contaminado pela Síndrome de Bush?

3-Escreva uma carta ao presidente Barack Obama protestando contra a sua decisão.

Nenhum comentário: