Fonte: Estado de S.Paulo Jornal da Tarde Portal Estadao
Sábado, 16 maio de 2009
Obama se rende a Bush?
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o restabelecimento dos tribunais militares criados por seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo em Guantánamo.
Essa volta, no entanto, não será imediata. Segundo ele, e os novos tribunais militares oferecerão mais proteções que as concedidas a estes presos no passado.
Obama afirmou que “este é o melhor caminho para proteger o país e respeitar os principais valores dos EUA”.
Segundo Obama, as comissões militares terão melhores garantias legais. O presidente acrescentou que elas não poderão admitir rumores ou provas obtidas através de interrogatórios “cruéis, desumanos ou degradantes”.
O anúncio da reinstalação das comissões militares no presídio, que Obama descreveu durante sua campanha eleitoral como “tremendo fracasso”, causou consternação entre os grupos pró-direitos humanos.
Críticas
A Anistia Internacional fez duras críticas à medida: “Não se pode reformar um sistema que é basicamente injusto. Os EUA têm um sistema de justiça penal civil que está acostumado a enfrentar casos complexos. Este é o sistema que o governo dos EUA deveria aplicar para cada preso de Guantánamo que queira levar aos tribunais”, afirmou a organização.
QUESTÕES:
1-Comente o título da notícia.
2-No seu ponto de vista, o que levou Obama a tomar essa atitude de restabelecer os tribunais militares?
PROPOSTAS TEMÁTICAS:
1-Escreva uma narrativa em que um brasileiro acusado injustamente de ser terrorista é julgado por um tribunal militar em Guantánamo?
2-Escreva uma dissertação que tenha como tema a questão: Obama foi contaminado pela Síndrome de Bush?
3-Escreva uma carta ao presidente Barack Obama protestando contra a sua decisão.
sábado, 16 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário