quinta-feira, 7 de maio de 2009

QUANDO A ÉTICA NÃO PARA DE SER VIOLADA

Fonte: Folha de São Paulo

São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A casta fecha o círculo
SÃO PAULO - Peço antecipadamente perdão ao ombudsman desta Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, por ser obrigado a reproduzir duas frases de sua crítica interna.
As frases: "Depois de Gabeira, Suplicy. (...) Depois desses dois, vai ser difícil convencer um cidadão comum de que no Congresso haja qualquer pessoa digna da confiança pública".
Se cito o Carlos Eduardo é não apenas pelo respeito a um notável profissional mas também por ser bem menos sanguíneo do que sou.
Quando faz uma afirmação tão contundente, pode-se comprá-la pelo valor de face, sem nenhum desconto, ao contrário do que poderia ocorrer no meu caso, com mais tempo de estrada, mais convivência (forçada) com congressistas e um teor de frustrações, por isso mesmo, bem mais elevado.
O ponto é exatamente o que Carlos Eduardo toca: como é possível ao público confiar em qualquer parlamentar se escorregam mesmo congressistas que eram tidos até ontem como paradigmas da ética e da moralidade públicas, casos de Eduardo Matarazzo (PT-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ)?
Não adianta Suplicy alegar que devolveu o dinheiro das passagens indevidamente usadas. Também não adianta Gabeira afirmar que foi um "erro". O que fica é o fato de que a viciada cultura política do Congresso (e dos políticos em geral) vai contaminando tudo e todos como um vírus sem vacina.
Aliás, os privilégios solicitados por ministros do STJ mostram que esse tipo de cultura alcança esferas que vão além do Congresso e além da política, se entendida esta apenas como política partidária.
Repito o que já escrevi aqui: criou-se no Brasil uma casta que toma como direito adquirido o que não passa de privilégio obsceno.
Esperar mudanças em um sistema de casta por iniciativa dos seus beneficiários é acreditar em Papai Noel ou no saci-pererê.

crossi@uol.com.br

QUESTÕES:

1-Qual é a tese de Clóvis Rossi em seu artigo?

2-Você concorda com ela? Justifique.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema o questionamento : Até os políticos considerados mais éticos estão tendo atitudes antiéticas. Como explicar esse comportamento?

2-Escreva uma narrativa em que um político considerado extremamente ético aos poucos tem os seus podres descobertos.

3-Escreva uma carta ao senador Eduardo Suplicy condenando a sua atitude de usar a sua cota para comprar passagens para a sua namorada. Se quiser utilizar a ironia como recurso, pode elogiá-lo.



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: