sábado, 13 de fevereiro de 2010

A AÇÃO DA JUSTIÇA

A PRISÃO DE ARRUDA
JAIME LEITÃO

Ao contrário do que teria afirmado o presidente Lula , em notícia na “Folha” na edição de ontem, a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, agora afastado, decidida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a pedido da Procuradoria Geral da República , é boa para o país e para a política. Lula negou em seguida que tenha falado isso , mas, tenha dito ou não, a verdade é que não dá mais para pôr panos quentes em escândalos que extravasam e exibem um governador, deputados e assessores recebendo dinheiro da forma mais deslavada possível. Todos devem ser tratados de forma igual, independente do cargo que ocupam.
Tudo veio à tona em novembro de 2009, quando o Ministério Público Federal e a PF deflagraram a Operação Caixa de Pandora, para apurar suposto caixa dois no governo de Arruda. O que se descobriu foi algo assombroso: o ex-secretário Durval Barbosa gravou o governador recebendo R$ 50 mil e deputados guardando notas em bolsos e meias, com a maior naturalidade.
O que mais chocou foi a desculpa de que toda aquela dinheirama era para comprar panetones para a população carente. Depois disso, o que se viu foram protestos e mais protestos, que incluíam quase sempre farta distribuição de panetone.
A cada dia que passava, sem que nada de concreto acontecesse contra os envolvidos nessa trama sórdida, mais posavam de vítimas, como se houvesse um complô contra eles. E estudantes que protestavam eram violentamente repelidos pela polícia, a mando do governador.
Mesmo com tanto barulho gerado pela distribuição de dinheiro, o governador e os deputados continuavam encenando uma normalidade que não havia. Um novo flagrante ,que pegou com a mão na massa o conselheiro do metrô do Distrito Federal Antônio Bento da Silva, entregando R$ 200 mil para Edson Sombra, testemunha do mensalão de Brasília, enveredou a administração de Arruda em um labirinto insustentável.Em um país em que os políticos são colocados numa condição privilegiada, quando se trata de cumprir o que determina a lei, a prisão do governador afastado José Roberto Arruda e de outros envolvidos tem um significado emblemático. Que não seja um fato isolado, mas represente um novo ciclo na democracia brasileira, que faça com que aqueles que lidam com o dinheiro público ajam com mais seriedade, não pensando em levar vantagem, como tem sido tantas vezes.
Se nada acontecesse aos envolvidos no escândalo de Brasília, a democracia brasileira estaria seriamente comprometida e, com ela, todas as instituições que têm a obrigação de preservar a dignidade do País e, por conseqüência, a nossa.
É insuportável ouvir e ver declarações de políticos acusados de desvios de dinheiro público posando de bons moços, como se receber propinas fosse o correto, não o contrário. O País respira hoje um pouco mais aliviado.
Propostas temáticas:

1-Dissertação: O significado para o País da prisão do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

2-Narração: Um desempregado, confundido com um ladrão, ficou preso por um ano e conta como foram os seus dias na cadeia.

3-Crônica: Político preso no Brasil ainda é uma raridade.

Nenhum comentário: