quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DOIS MODOS DE AGIR OPOSTOS

LENTIDÃO E AGILIDADE
JAIME LEITÃO

Ao pensarmos nas palavras lentidão e morosidade, já nos vem uma sensação de moleza, tédio e dá vontade de bocejar aquele bocejo longo. O nosso organismo parece que se prepara para não agir diante dessa idéia. Já a palavra agilidade nos mobiliza, nos põe em movimento, em ação.
O que desencadeou a abordagem desse tema hoje foi a declaração do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que afirmou na cerimônia de abertura dos trabalhos do Poder legislativo em 2010 que a morosidade da Justiça é um mito.
Senhor ministro, com todo respeito, a nossa Justiça é ágil então? Só se a palavra ágil mudou completamente de significado. Como explicar os milhares de processos engavetados há anos, esperando julgamento em todas as instâncias? A Justiça no Brasil é tartaruga sim, com artrite e outras ites. Pode ser que, a partir de agora, com a informatização que está sendo posta em prática, a Justiça finalmente caminhe em passos mais rápidos. Mas para que isso aconteça é necessário mudar no Legislativo leis que abrem espaços para apelações quase sem fim.
A palavra lentidão também me faz lembrar fila de banco. Já deixei de ter conta em alguns bancos por causa da fila lerda, põe lerda nisso. Com as leis que existem obrigando as filas a andar mais rápido, o problema persiste na maioria dos bancos. Eu só conheço um que é ágil. Não vou dizer qual é aqui porque não faço propaganda neste espaço.
Mais lentidão? Do Poder Público para resolver problemas em setores como a saúde, por exemplo. São feitos concursos para contratar médicos, as vagas não são preenchidas em várias cidades por causa do baixo salário. Se o problema é esse, é necessário aumentar os salários. Algumas prefeituras terceirizam o serviço, que nem sempre é garantia de melhor atendimento, mas pode representar custo muito mais alto do que se o médico fosse contratado diretamente, ganhando um salário maior. Falta agilidade para resolver questões antigas e mais do que sabidas, mas se insiste em manter o problema vigorando, deixando a vida de quem depende desses serviços em situação deplorável.
Agilidade do Poder Público pressupõe solução, resultado. Morosidade está ligada à ideia de burocracia, de procrastinação, de enrolação. Se há algo a ser resolvido, que se resolva . Nenhum discurso e nenhuma desculpa tamparão um buraco na rua. Só asfalto de boa qualidade é que fará esse serviço. Porque se for de má qualidade, o buraco voltará com a próxima chuva, daqui a pouco.
Lentidão no Brasil não é mito não. Gostaria muito que fosse, mas, infelizmente, é a mais pura realidade e serve para que muitos representantes nossos se escondam em argumentos que falam em falta de recursos para adiar por um tempo indeterminado o que espera para ser resolvido em um futuro breve, com data marcada: dia, mês e ano, não em um futuro remoto.

Propostas temáticas:

1-Dissertação: A lentidão que emperra o país em muitos setores.
2-Narração: O narrador-personagem conta como a lentidão da Justiça lhe causou uma série de danos.
3-Carta ao presidente do STF Gilmar Mendes questionando a afirmação dele de que a lentidão da Justiça não passa de mito.

Nenhum comentário: