sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O GOVERNO GASTA BEM?

BILHÕES E MAIS BILHÕES
JAIME LEITÃO

Chegou ao fim a novela da compra dos 36 aviões de caça pelo governo brasileiro. A empresa francesa Dassault abaixou o preço em 2 bilhões, de 8, 2 para 6, 2, assim mesmo o preço dos aviões ficou 1 bi e 700 mi acima dos caças suecos, que foram recomendados pela FAB (Força Aérea Brasileira) ao governo, que não acatou o parecer técnico.
Se os aviões são para uso da FAB, seria normal que os suecos fossem adquiridos, se são mais baratos e melhores. Na lógica que analisa a relação custo/benefício é perfeito esse raciocínio, mas há outros interesses, políticos, estratégicos e mercadológicos, que se sobrepõem à técnica e ao preço.
O governo já havia decidido há um ano pelos caças franceses. Depois de toda a pressão da opinião pública, é que foram apresentadas as propostas das empresas norte-americana e sueca. Mas tudo pró-forma. Estenderam a novela, mas o desfecho era mais do que conhecido: os franceses iriam ser os escolhidos. E foram. O final foi feliz para a França, para a Dassault, para Lula e para o ministro da Defesa Nelson Jobim, já para o país e a sua complexa realidade, tudo indica que não.
Há várias perguntas a serem feitas em relação ao negócio: Para que comprar de uma vez tantos caças? E por que colocar outros interesses acima da relação qualidade/preço?
Não bastassem os bilhões para a compra dos caças, leio agora que dos R$ 5,342 bilhões que serão gastos com construções e reformas de estádios para a Copa de 2014 no Brasil, 94% serão bancados pelo Poder Público, o que representa quase 5 bi. Mas não foi o próprio presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira que afirmou há dois anos que a Copa de 14 seria o Mundial da iniciativa privada? Por que mudou? E também há dois anos a previsão dos gastos de reforma dos estádios era bem menor do que o orçamento de 2010. Houve uma alta de 167% no cálculo dos gastos. Que salto absurdo esse. Não houve nenhuma inflação que justificasse tamanho reajuste. Calcularam errado antes? Outra pergunta a ser feita: até 2014, para quanto irão subir essas despesas?O problema de gastos de tantos bilhões nos caças e nas arenas para a Copa é que outras obras essenciais deverão ser mais uma vez prejudicadas. Saúde, educação, segurança ficam mais uma vez em segundo ou terceiro plano.
A nossa segurança nas fronteiras ficará teoricamente garantida, com aviões de última ou penúltima geração, mas a interna, da falta de estrutura das polícias para combater o crime organizado, essa ficará para mais tarde. Ou não? Espero que não, mas bilhões não dão em árvore, que possam aparecer de uma hora para outra para nos livrar de todas as nossas carências.
Leio sobre assaltos que não param, hospitais com falta de médicos, escolas com falta de professores, mas a reforma dos estádios e os caças estão garantidos. Viva o desenvolvimento! Somos um país que avança cada vez mais.

Propostas temáticas:

1-Dissertação: O governo gasta bem?

2-Narração: O narrador-personagem gastou muito mal a sua fortuna. Mostre no texto as consequências.

3-Crônica: Se o governo utilizasse os seus recursos melhor... (continue o texto)

4-Carta ao presidente Lula, pedindo que ele utilize melhor os recursos.

5-Dissertação: O desperdício no Brasil está em praticamente todos os lugares.

Nenhum comentário: