domingo, 21 de fevereiro de 2010

AS ARMADILHAS TELEFÔNICAS

VOCÊ FOI SELECIONADO?
JAIME LEITÃO

Se você foi selecionado para receber um presente, a partir de uma ligação telefônica, tome cuidado. Está cada vez mais comum receber telefonemas de pessoas que dizem, do outro lado da linha que, depois de uma análise minuciosa do seu cadastro, você foi selecionado entre milhares de pessoas para receber um cartão de crédito sem anuidade. E se você diz que não tem interesse, a interlocutora pergunta o motivo, já que você está entre os escolhidos pelo sistema que examina cuidadosamente o seu histórico bancário e se há alguma pendência no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Quando você reafirma a sua falta de interesse , já que possui um outro cartão, a interlocutora diz um obrigado e um passe bem lacônico e salvador.
Ultimamente tenho recebido ligações que me oferecem uma verba para fazer um curso técnico de reciclagem em qualquer área,que virá de recursos que estão disponíveis para eu utilizar da que eu considerar a melhor. E ela me explica que esses recursos vêm de empresas e do governo que estão financiando quem tenha interesse em se qualificar para preencher vagas ociosas nos mais diversos setores.
Tudo muito vago. Quando afirmo que não estou me qualificando atualmente para assumir essas vagas em alguma empresa, já que sou professor há trinta anos e não pretendo mudar de área, ela me oferece um curso de inglês, de alemão ou de mandarim. Quando demonstro de novo não querer receber essa gentileza, nem me aprofundar no assunto, ela me diz que posso repassar o curso para um filho, sobrinho, primo, amigo. É a maravilha da distribuição de verbas. Verbas para todos, para que os brasileiros se qualifiquem em qualquer área para no futuro todos se encaixarem nas empresas, e a relação vagas-empregos chegar a um ponto de equilíbrio como nunca houve.
Até parece que estamos voltando à época da ditadura, do milagre brasileiro. O milagre voltou, estamos todos querendo ser escolhidos para a novidade que irão nos oferecer na próxima ligação: título de sócio-proprietário de um resort em uma praia deserta, que deixará de ser deserta depois que todos os selecionados para fazerem parte dessa sociedade forem escolhidos; assinatura grátis de uma revista que será lançada no ano que vem, tendo que pagar só a entrada, que equivale a dois anos de assinatura; cursos e mais cursos à distância, com desconto de 80%.
Os nossos nomes estão rodando em arquivos virtuais que se cruzam e que são vendidos para aqueles que preparam os mais ardilosos planos para nos conquistar, para nos oferecer cartões com todas as vantagens possíveis e impossíveis, que são as que convencem mais. E o incrível é que muita gente se acredita escolhido, selecionado, e ainda agradece por passar a fazer parte desse mundo fechado daqueles que crêem em tudo, principalmente no inacreditável e no inverossímil.

Propostas temáticas:

1-Narração: o narrador-personagem conta como foi vítima de um golpe telefônico.
2-Dissertação: O perigo dos golpes telefônicos.
3-Crônica: Presentes milagrosos? Tô fora.

Nenhum comentário: