domingo, 7 de fevereiro de 2010

O QUE É GASTAR BEM?

GASTAR BEM
JAIME LEITÃO

Eu estava pensando agora: o que é gastar bem? Começo agora a refletir sobre o tema. Gastar bem é usufruir dos recursos que possuímos sem assumir dívidas que não poderão ser cumpridas. Na teoria, parece fácil. Na prática, muita gente se enrola, ou por gastar demais, sem planejar, ou porque despesas inesperadas são assumidas ao longo do mês, e por não estarem programadas, complicam o orçamento.
Gastar bem não é gastar muito, mas gastar com responsabilidade. O cartão de crédito nesse sentido é uma tentação que pode nos levar a gastar mal. Ultimamente, muitas pessoas vêm preferindo utilizar o cartão de débito. A despesa cai na conta automaticamente e o impacto é sentido na hora, não no mês seguinte, com um montante maior do que se esperava por falta de se organizar.
Essa idéia de gastar bem tem relação também com as prioridades. Gastar com educação, saúde, lazer são investimentos que valem a pena. Porque nos trazem benefícios a curto, a médio e a longo prazo. Já ir no piloto automático comprando tudo que vemos pela frente para combater o tédio é gastar mal, com conseqüências desastrosas. Quantas roupas são adquiridas e nunca saem do armário. Muitos não resistem a esse impulso. Já há até tratamento para essa compulsão que causa sensações desagradáveis e um sentimento de culpa em quem preenche as suas angústias e carências enchendo as sacolas de compras.
Quando vamos a um bom restaurante, comemos bem, tomamos um bom vinho, com uma companhia agradável, gastamos bem. E não vamos repetir essa extravagância sempre. Se for possível, colocá-la na nossa programação mensal ou bimestral, sem nos enforcarmos no final do mês, compensa. Mesma coisa viagem. Dentro do possível, é bom demais porque nos renova.
Há quem invista muito no patrimônio, compre muitos imóveis e que, na hora de viajar ou de ir a um restaurante, não vai porque o dinheiro está praticamente todo investido.
Penso que quem gasta dessa forma, sem separar uma parte para o seu prazer, também está gastando mal, só vendo um lado: está garantindo o futuro, mas como fica o presente? O presente está aqui e não pode ser negligenciado. Temos que gastá-lo bem na sua efemeridade.
Chego finalmente ao governo. Geralmente o governo gasta muito mal. Contrata funcionários de confiança demais, incha a máquina e confunde as prioridades, investindo muito em marketing, propaganda, em megaeventos e pouco naquilo que poderia fazer a diferença e melhorar a vida da população. Quando chegará o dia em que as administrações públicas gastarão de forma racional, com resultados visíveis?E o tempo? Gastar bem o tempo significa utilizá-lo produzindo, mas também aproveitando-o para as mais diversificadas atividades. Saber lidar com o tempo é o nosso grande desafio, talvez o mais difícil de todos.
Bom domingo.
Gastando o tempo da melhor maneira.

Propostas temáticas:

1-Narração que tenha como título: O homem que gastou mal o tempo.

2-Dissertação: O que é gastar o tempo da melhor maneira?

3-Narração: O narrador-personagem conta como foi a sua experiência de ganhar mais de 20 milhões de reais na loteria e de gastar tudo em poucos meses. Trabalhe o conflito do personagem.

4-Crônica: A vida nos traz gastos e desgastes permanentes.

5-Carta: Escreva uma carta como se fosse uma mulher escrevendo ao ex-marido pedindo desculpas por ter gasto uma fortuna em cartões de crédito e tê-lo levado à ruína.

Nenhum comentário: