sexta-feira, 6 de março de 2009

A DENGUE- VERSÃO 2009




São Paulo, sexta-feira, 06 de março de 2009
Folha de São Paulo
Editorial

Vírus inabalável
DESDE a década de 80 o flagelo da dengue atormenta o país. Dados do Ministério da Saúde indicam que 2008 registrou o resultado mais grave em um novo ciclo de expansão da moléstia: foram 585.769 casos, maior patamar alcançado nos últimos seis anos. Houve recorde no número de mortes por dengue hemorrágica.
Essas cifras indicam um novo pico, a exemplo do que ocorreu em 1998 e em 2002, ano em que foram registrados 697.998 casos. Segundo o Ministério da Saúde, apesar do montante de 2008, o balanço mais recente aponta uma redução de casos de 40,53% no país no início desse ano. Mas há pouca razão para otimismo. Em seis Estados há um crescimento significativo, incluindo Minas Gerais, Bahia, Acre e Espírito Santo.
Os ciclos da doença se sucedem com monótona regularidade, assim como as desculpas oficiais. As mortes expõem a fragilidade e o despreparo do modelo de assistência à saúde no país.
Os problemas passam por falhas no atendimento básico, nas orientações do Ministério da Saúde e na precária formação dos especialistas para o atendimento de epidemias. A responsabilidade é compartilhada pelas três esferas de poder. Além da ação ministerial, as secretarias municipais de saúde e as Superintendências de Controle de Endemias, na esfera estadual, são incumbidas da prevenção.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que não faltam recursos para o combate à doença e atribui o agravamento em algumas regiões à mudança de gestores, ocasionada pelas eleições municipais realizadas em outubro passado.
Mas as cifras são autoexplicativas e mostram a crônica insuficiência das políticas públicas.

QUESTÕES:

1-Comente o título do editorial de hoje da Folha: Vírus inabalável.

2-Você concorda com a afirmação do texto de que a causa principal da alta incidência da dengue, ano a no no Brasil, é "a crônica insuficiência das políticas públicas."

3-Na sua opinião, como resolver a insuficiência das políticas públicas no Brasil, não só na questão da dengue, mas também da baixa qualidade da saúde pública no País.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A incapacidade do governo e da sociedade de combater a dengue.

2-Escreva uma narração que tenha um protagonista que foi vitimado duas vezes pela dengue e que passou a utilizar métodos pouco usuais para combatê-la.

3-Escreva uma carta ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, exigindo dele providências urgentes no combate à dengue.

4-Crie uma charge cujo tema seja a dengue.

5-Crie uma propaganda institucional, utilizando a função conativa, apelando para o leitor fazer a sua parte no combate à dengue.





--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: