domingo, 22 de março de 2009

REFLITA SOBRE A ÁGUA




VAMOS SALVAR A ÁGUA
JAIME LEITÃO

Sem água, não existimos. Muitas pessoas ainda não pensaram seriamente nisso. Está demorando para cair a ficha. Quando um telescópio da Nasa fotografa um planeta, a primeira busca é pela água. Qualquer sinal de sua presença significa que em algum período remoto provavelmente houve vida por lá.
jaime@jpjornal.com.br
As indústrias , no Brasil e em todos os outros países industrializados, lançaram toneladas de detritos nos mananciais como se a água fosse blindada, à prova de lixo químico e orgânico. Trataram a água como se costuma tratar o pior dos inimigos. E a água é a grande mãe, nunca poderia ser esquecida porque ela é a protagonista na trama de vida.
As pessoas em geral, sem ter a consciência da sua escassez, que vem aumentando cada vez mais, desperdiçam-na como podem: lavando carros, calçadas, deixando a torneira aberta sem a mínima preocupação de que ela irá acabar um dia. Servem-se da água como se dissessem: -Você é minha. Eu a uso como bem entender. A arrogância humana, seja de empresários irresponsáveis, de indivíduos sem consciência ou do Poder Público em muitos lugares, foram transformando a água, antes limpa e pura, em água contaminada, impura, e cada vez mais em falta.
Parece que os governos finalmente acordaram para o problema. Demorou! Em Istambul, na Turquia, especialistas de vários países estão reunidos para racionalizar o uso da água, garantindo-a no futuro , com dois grandes problemas a enfrentar: o aquecimento global e a poluição.
No Brasil, há na Constituição uma lei que regulamenta o uso da água, bem detalhada. Só que leis no Brasil não são na maioria cumpridas. Se fossem, os rios da nossa região não estariam quase todos contaminados, com os poucos peixes que restaram da matança promovida pela nossa maravilhosa “civilização”.
Sou totalmente favorável à realização de simpósios, fóruns de discussão que busquem formas de agir em defesa da água, mas é necessário vencer os entraves burocráticos para que se avance nesse sentido. A água não irá ficar esperando eternamente as nossas ações para salvá-la, que nunca chegam.
No Brasil, populações do Nordeste e também do Sul vêm sofrendo com a seca há muito tempo. Quase nada se fez de concreto para levar a água até elas. A água não pede discurso, ela quer transparência e atitude. Hoje, Dia Mundial da Água, antes de tomarmos os nossos copos d`água, olhemos para ela com reverência, para que possamos a partir de hoje tratá-la com a atenção e os cuidados que ela merece.
Bom domingo.
Com um brinde à água, fazendo tintim com os nossos copos d´água.

QUESTÕES:

1-Segundo especialistas,se continuarmos nesse ritmo de uso e de desperdício da água, daqui a vinte anos anos metade da humanidade não terá acesso à água em suas casas.
a-O que isso significa?
b-O que pode ser feito para evitar essa catástrofe?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A ESCASSEZ DA ÁGUA- Causas e consequências.

2-Escreva uma narração em que o personagem principal tenta conseguir água para a sua família no ano de 2030. Apesar de todos os recursos financeiros que possui, a sua luta é inglória.

3-Escreva uma carta a um amigo aconselhando-a a desperdiçar menos água e pedindo a ele que alerte outros amigos a agir da mesma maneira.

4-Escreva um poema que tenha como tema: A água.

Nenhum comentário: