segunda-feira, 2 de março de 2009

PARA DISCUTIR OS ÍDOLOS



Ernesto Che Guevara, líder revolucionário, ídolo de várias gerações.


Folhateen-Folha de São Paulo
São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

NÃO ACREDITE NOS SEUS ÍDOLOS

SABE AQUELE roqueiro que você acha supersimpático, bacana? Desculpe, mas as chances são de que ele, na verdade, não passe de um ególatra escroto que esmagaria o pescoço da mãe se sua fama estivesse em jogo.
Sabe aquele DJ que está sendo bombado e que dá a impressão de ser tipo o seu melhor amigo de infância? Novamente: grandes chances de ser de ser um implacável adorador de si próprio.
Digo isso porque esta semana voltou a fechar o tempo em torno do caso Ingrid Betancourt, a política colombiana que passou seis anos como refém da guerrilha e foi libertada no ano passado. A chapa esquentou ao sair nos EUA o livro "Out of Captivity", de três mercenários americanos que ficaram presos na selva com Ingrid. "Egoísta" e "arrogante" é o mínimo que falam dela.
Ingrid saiu do cativeiro com ótimo aspecto e fazendo cara de Madre Teresa de Calcutá, toda santinha. Poucos dias depois, já batia boca com Clara Rojas, sua ex-companheira de partido que foi sequestrada com ela e libertada alguns meses antes.
Ao ser solta, Ingrid saiu falando que, um dia, na selva, salvou a vida do filho que Clara teve no cativeiro (e que seria de um guerrilheiro). Segundo Ingrid, Clara, desesperada, tentou afogar o moleque num rio. Clara ficou possessa quando soube da entrevista. Disparou que Ingrid era "boa de teatro".
O livro dos mercenários conta histórias de uma mesquinhez formidável. Diz, entre outras coisas, que Ingrid tinha um radinho escondido no cativero, mas não deixava ninguém mais escutar e não contava as notícias que ouvia. Também teria tido um "piti" no dia em que lhe entregaram um colchão azul-bebê (ela odiava a cor).
Será verdade? "A ver", como dizem em espanhol. Mas vale o alerta: se alguém muito poderoso fizer cara de bonzinho e de gente como a gente, duvide.

QUESTÕES:

1-Qual é a tese que o autor do texto acima defende? Você concorda com ela?

2-Você tem um ídolo? Quem é? Por que você gosta tanto dele?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Por que crianças e adolescentes geralmente têm ídolos?

2-Escreva uma carta ao seu ídolo criticando alguma atitude dele.

3-Escreva uma narrativa em que o protagonista conta por que foi aos poucos se decepcionando com o ídolo que ele imaginava ser perfeito.

Nenhum comentário: