quarta-feira, 11 de março de 2009

A HORA E A VEZ DOS SUPERPORTÁTEIS



Folha Informática

São Paulo, quarta-feira, 11 de março de 2009


Poder na mão
Aparelhos móveis ganham potência e ajudam mercado a enfrentar a crise, que mostra seus efeitos até no maior palco internacional para a tecnologia, a Cebit, que terminou domingo na Alemanha

FELIPE MAIA
ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

Netbooks e smartphones são a salvação de uma lavoura em crise. O cenário ficou evidente durante a Cebit, maior evento de tecnologia do mundo, que acabou no domingo passado, em Hannover, na Alemanha, e também mostrou que sofre os efeitos dos dramas que afetam a economia mundial.
Com 1.545 expositores a menos em relação a 2008, a feira viu brilhar a área dos equipamentos superportáteis. Pequenos, mas com a capacidade de conectar seus usuários ao mundo, esses aparelhos despontam como os encarregados da tentativa de segurar os índices de crescimento dos mercados de celulares e micros em 2009.
Os netbooks começam a reduzir a diferença de potência em relação aos irmãos mais velhos, os notebooks. As vendas desse produto devem crescer cerca de 80% neste ano, de acordo com o instituto Gartner.
Fabricantes de smartphones apostam em armazenamento, principalmente no que se refere a mídias digitais, como música e vídeo. E a tela sensível ao toque, popularizada pelo iPhone, da Apple, virou regra.

O jornalista FELIPE MAIA viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

QUESTÕES:

1-Analise o título da reportagem: O poder na mão.

2-Como explicar que, em plena crise econômica mundial, os netbooks e os smartphones façam tanto sucesso?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa em que o narrador-personagem seja viciado em smartphones ou netbooks. Trabalhe o conflito.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: É possível viver hoje sem os equipamentos superportáteis que vêm surgindo no mercado?

3-Escreva uma carta a um amigo relatando a sua emoção por ter ganho do seu pai o primeiro smartphone.

Nenhum comentário: