sexta-feira, 20 de março de 2009

O PEIXE-ROBÔ



Foto Reuters

Folha on-line
20/03/2009
Cientistas desenvolvem peixe-robô que identifica poluição

da Reuters, em Londres

Pesquisadores britânicos desenvolveram modelos de peixe-robô para serem lançados ao mar na parte norte da Espanha, a fim de que eles detectem áreas poluídas.

Se nos próximos anos a emissão de dados dos cinco primeiros peixes robóticos tiver sucesso, a equipe de cientistas espera que eles sejam usados em rios, lagos e mares em todas as partes do mundo.

Peixe robótico tem conexão Wi-Fi e foi criado para identificar focos perigosos de poluição, em uma profundidade de até 1,5 metro
Cada peixe-robô custou US$ 29 mil. Eles imitam os movimentos dos animais reais, e são equipados com sensores químicos para "farejar" focos perigosos de poluição --como, por exemplo, vazamentos de óleo provenientes de navios-- e transmitir os dados por intermédio da tecnologia Wi-Fi.

Ao contrário de outros criados antes, que geralmente precisavam de controle remoto para funcionamento, os peixes-robôs feitos pelos cientistas britânicos são habilitados para navegação independente da interação humana.

Rory Doyle, um dos cientistas responsáveis pelo trabalho, disse que há boas razões para o desenvolvimento do robô, que funciona como um mini-submarino convencional.

Segundo os cientistas, o peixe robótico vai a uma profundidade marítima de até 1,5 metro.

QUESTÕES:

1-Você acredita que a invenção do peixe-robô vá contribuir para combater a poluição no mar e em rios?

2-O que falta para que a poluição seja combatida de fato em rios e no mar?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como título: O Peixe-robô. Pode ser uma espécie de uma fábula, mostrando as dificuldades do peixe-robô para combater a poluição.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema a afirmação : Identificar a poluição sem combatê-la não traz nenhum resultado.

3-Escreva uma carta a um amigo contando a ele a sua ideia para combater a poluição em determinado lugar, usando um método simples e barato. Não se esqueça da interlocução.

4-Escreva uma narração em que o protagonista seja um robô que acabou de ser eleito presidente da república. A ação transcorre daqui a cem anos, em 2109.

5-Escreva um poema que tenha como tema os robôs.

Nenhum comentário: