sábado, 14 de março de 2009

DEZ PROPOSTAS TEMÁTICAS

1-O número de bibliotecas e de livrarias no país é muito pequeno em relação aos países desenvolvidos e mesmo em relação a outros países da América Latina, como a Argentina e o Chile. Escreva uma dissertação que tenha como tema: A importância da leitura como fator de transformação social.

2-A manchete da Folha de Sâo Paulo de hoje traz: "Indústrias de SP fecham 237 mil vagas em 5 meses". Escreva um texto argumentativo que não exceda vinte linhas, analisando o que isso representa e quais consequências que poderão advir desse fato.

3-Durante a semana, a ONU(Organização das Nações Unidas) afirmou em encontro da Comissão de Narcóticos das Nações Unidas que pretende eliminar o uso de drogas no mundo até 2019. Escreva uma dissertação opinando sobre o tema. A questão é: É possível eliminar o uso de drogas? De que maneira?

4-É possível explicar o comportamento do jovem alemão que esta semana matou 16 pessoas, a maioria alunos e professores da escola em que estudou? E seria possível evitar a tragédia? Disserte sobre o tema.

5-Escreva uma narrativa que tenha como título: O Inimigo. O narrador deve ser onisciente, em terceira pessoa.

6-Escreva uma narrativa que transcorra no ano de 2029 e que se passe em uma metrópole brasileira. Utilize narrador-personagem.

7-Escreva uma narrativa que tenha como tema o Bullying, que é a prática violenta, tanto física quanto psicológica, contra colegas de trabalho e de escola. O narrador-personagem conta como foi vítima de bullying e a maneira que encontrou para se livrar dele.

8-Escreva uma dissertação que tenha como tema: "Como evitar o bullying?"

9-Escreva uma carta argumentativa a um jornal abordando um tema de interesse da comunidade.

10-Escreva um poema que tenha como tema O Espelho.

Nenhum comentário: