quinta-feira, 19 de março de 2009

ESCÂNDALO NO SENADO



Alguns cargos de diretor muito estranhos descobertos no Senado, entre os 181 diretores: Diretor de Redação da Ordem do Dia, Diretor de Apoio Aeroportuário, Diretor da Subsecretaria de Anais, Diretor da Coordenação de Rádio de Ondas Curtas, Diretor de Visitação, Diretor de Autógrafos.

Outro fato muito estranho: Em janeiro, mês de recesso no Senado, pagaram hora-extra para 3.883 servidores, num total de R$ 6,2 milhões. O Senado possui 6.500 servidores, entre comissionados e concursados, para servir a 82 senadores.

Mais um absurdo: O presidente do Senado José Sarney está sendo acusado de manter seguranças do Senado guardando propriedades suas no Maranhão. O fato de serem particulares já é grave. Só que há um detalhe mais horripilante; Sarney é senador pelo Amapá e não pelo Maranhão.

QUESTÕES:

1-Como você analisa o escândalo do Senado?

2-Você acredita que o Senado passará por um processo de moralização ou ficará tudo na mesma? Justifique.

3-Você sabe quem paga a conta por despesas tão altas com senadores, diretores e servidores? Diga quem paga, com todas as letras.

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma carta argumentativa ao presidente do Senado, José Sarney, exigindo que ele promova a moralização do Senado Federal, com a máxima urgência, convocando para isso uma auditoria isenta.

2-Escreva uma narrativa em que um diretor do Senado, que ocupava um cargo de nome estranho, conte tudo que viveu lá dentro e que não era divulgado pela imprensa. Trata-se de um texto de ficção, mas qualquer semelhança com a realidade pode não ser mera coincidência.

3-Escreva uma dissertação que tenha como tema: "O Senado vale tanto quanto recebe?"

Nenhum comentário: