quarta-feira, 4 de março de 2009

ESPÉCIES EM EXTINÇÃO



Mico-leão dourado.
Foto retirada do site www.saberweb.com.br


Folha online
04/03/2009 - 14h31
Obama suspende regulamento de Bush sobre espécies em extinção

da Efe, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, suspendeu uma determinação de seu antecessor, George W. Bush, alegando que tal norma prejudicava a sobrevivência de espécies em vias de extinção.

Em um ato no Departamento do Interior, Obama disse que assinou um memorando presidencial para "restabelecer o processo científico" no cuidado de espécies em perigo.

Gerald Herbert/AP

Obama suspende regulamento de Bush sobre a fauna americana
Durante os últimos 35 anos, os projetos federais deviam apresentar um relatório científico, que entre outras coisas, avaliava o impacto que teriam sobre espécies em risco de extinção. Nas últimas semanas de seu mandato, no entanto, Bush assinou um regulamento que tornava o relatório científico opcional.

Obama afirmou que a aplicação do regulamento de seu antecessor foi suspensa enquanto especialistas do Departamento do Interior o revisam.

"Ao longo de nossa história houve uma tensão entre os que buscam preservar nossos recursos naturais para beneficiar gerações futuras e aqueles que procuram se beneficiar desses recursos", disse presidente norte-americano.

"É uma alternativa falsa. Com políticas sensatas e sustentáveis podemos fazer com que nossa economia cresça e ao mesmo tempo se conserve o meio ambiente para nós, para nossos filhos e nossos netos", declarou Obama.

QUESTÕES:

1-O que representa a decisão de Obama?
2-E a anterior, de George W.Bush?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Os governos devem se preocupar em preservar as espécies ameaçadas nos seus países.

2-Escreva uma carta ao presidente Lula pedindo a ele que tenha uma postura mais firme em relação à preservação das espécies ameaçadas no Brasil.

3-Escreva uma narração que tenha como personagem principal um ambientalista que vem perdendo a batalha para preservar determinada espécie animal da extinção.
Sugestões: -Peixe-boi; ararinha azul; mico-leão dourado.

4-Escreva uma crônica com humor que tenha no seu decorrer uma das frases: Infelizmente, Bush não é uma espécie em extinção.

Nenhum comentário: