segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A CIÊNCIA E AS CORES


Folha de Sâo Paulo
New York Times

São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como a cor pode afetar o desempenho
Por PAM BELLUCK

Está tentando melhorar seu desempenho no trabalho ou escrever um romance? Talvez esteja na hora de considerar a cor de suas paredes ou da tela do seu computador. Segundo um novo estudo, a cor vermelha pode fazer as pessoas trabalharem com mais precisão, e a azul pode torná-las mais criativas.
No estudo, publicado em 5 de fevereiro no site da revista "Science", pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica testaram 600 pessoas para determinar se o desempenho cognitivo variava quando as elas viam vermelho ou azul. Os participantes realizaram tarefas com palavras ou imagens expostas em telas de computador com fundo vermelho, azul ou neutro.
Os grupos com vermelho se saíram melhor nos testes de memória e atenção aos detalhes, como lembrar palavras ou verificar a ortografia e a pontuação. Os grupos com azul se saíram melhor em testes que exigiam imaginação, como inventar utilidades criativas para um tijolo ou criar brinquedos com formas.
"Se você quer uma memória melhor para, por exemplo, revisar textos, deve usar a cor vermelha", disse Juliet Zhu, professora-assistente de marketing na escola de economia da Universidade da Colúmbia Britânica.
Mas em "uma sessão de 'brainstorming' para encontrar soluções para temas complexos, você deveria colocar as pessoas em uma sala azul", diz Zhu.
A questão de se a cor pode afetar o desempenho ou as emoções fascina cientistas, publicitários, equipes esportivas e donos de restaurantes.
Em um estudo sobre uniformes olímpicos, antropólogos da Universidade de Durham, no Reino Unido, descobriram que, naOlimpíadas de 2004, atletas equivalentes de boxe, tae-kwondo, luta greco-romana e luta livre que usaram vermelho derrotaram os que usaram azul 60% das vezes. Os pesquisadores sugeriram que, para os atletas, assim como para os animais, o vermelho simboliza inconscientemente a dominação.
Efeitos que talvez sejam igualmente primários foram revelados em um estudo de 2008 conduzido por Andrew Elliot, da Universidade de Rochester. Os homens consideravam as mulheres mostradas em fotos com fundo vermelho ou usando blusas vermelhas mais atraentes que as mulheres com outras cores, embora não necessariamente mais simpáticas ou inteligentes.
Especialistas dizem que as cores podem afetar o desempenho cognitivo por causa do estado de espírito que provocam.
"Quando você sente que está em uma situação problemática, é mais provável que preste atenção aos detalhes -o que o ajuda a processar tarefas, mas interfere com coisas criativas", disse Norbert Schwarz, professor de psicologia na Universidade de Michigan. Em comparação, disse, "as pessoas contentes são mais criativas e menos analíticas".
Muitas pessoas relacionam o vermelho a coisas problemáticas, como emergências ou notas baixas nas provas, dizem os especialistas. Essas "associações com vermelho -pare, incêndio, alarme, advertência - podem ser ativadas sem que a pessoa tenha consciência e influenciam o que elas estão pensando ou fazendo", disse John Bargh, professor de psicologia na Universidade Yale. "O azul parece ter um efeito mais fraco que o vermelho, mas o céu azul e a água azul são calmos e positivos, por isso esse efeito também tem sentido."
Ainda assim, advertiu Schwarz, os efeitos das cores podem ser inconfiáveis ou inconsequentes. "Em alguns contextos o vermelho é algo perigoso e, em outros, é algo bom", disse. "Se você estiver andando sobre um rio congelado, azul significa perigo."
A conclusão do estudo publicado na "Science", de que o vermelho torna as pessoas mais cautelosas e voltadas aos detalhes, é semelhante à de Elliot -de que as pessoas que viram capas vermelhas antes de fazer testes de QI se saíram pior no teste do que as que viram capas verdes ou de cores neutras. E, em outro teste, as pessoas com capas vermelhas também escolheram perguntas mais fáceis. Os testes de QI exigem mais solução de problemas do que as questões de memória e de revisão ortográfica de Zhu.
Quando os sujeitos de pesquisa de Zhu foram indagados sobre o que o vermelho ou o azul as fazia pensar, a maioria disse que o vermelho representava cautela e que o azul simbolizava paz e abertura. Os sujeitos conseguiram desvendar mais rapidamente anagramas de palavras como "perigo" quando estavam sobre fundo vermelho, e foram mais rápidas com anagramas de palavras positivas, como "aventura", quando estavam sobre fundo azul.
O estudo não incluiu a cultura chinesa, na qual o vermelho simboliza prosperidade.

QUESTÕES:

1-A revista Science, uma das publicações científicas de maior credibilidade, publicou recentemente em seu site um estudo afirmando que as cores podem afetar positiva ou negativamente o desempenho de uma pessoa. Há muito tempo a cromoterapia defendia a mesma ideia, só que não tinha comprovação científica. O que você pensa desse estudo?

2-Você já percebeu a influência das cores no seu desempenho em alguma área?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: As cores-como tirar partido delas para viver melhor. Se você discordar dessa tese, escreva um texto defendendo posição oposta.

2-Escreva uma narração em que o protagonista tinha mania de usar só roupas de cor cinza.

3-Escreva uma carta a um(a) amigo(a) relatando uma experiência interessante que você teve com as cores. Pode usar um personagem para assinar a carta. Nâo esqueça a data e o vocativo. Como se trata de um amigo, a linguagem não precisa ser culta-formal.

Nenhum comentário: