terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES EM BRASÍLIA



Correio Braziliense
Publicação: 10/02/2009 08:00
POLÍCIA MAPEIA PONTOS ONDE ADOLESCENTES COSTUMAM SE REUNIR PARA CONFRONTOS

Um garoto de 15 anos, com o dedo quebrado e um hematoma em cada olho, admitiu ontem à polícia a participação na briga ocorrida sexta-feira no Parque da Cidade. Segundo a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), o local está entre os cinco principais pontos de lutas marcadas por jovens de classe média via internet. Acompanhado dos pais, o aluno de uma escola particular do Plano Piloto confirmou a rixa entre jovens moradores do Sudoeste e da 310 Sul. Revelou, ainda, que confrontos como o que terminou com dezenas de adolescentes encaminhados à delegacia são frequentes entre os dois grupos.

A DCA conseguiu mapear cinco lugares onde costumam ser marcadas as lutas. No Parque da Cidade, as brigas ocorrem próximo às escolas das quadras 900. O estacionamento do Shopping Pier 21 é outro palco da pancadaria, geralmente nos fins de semana. As quadras residenciais da 310 Sul e 314 Norte também aparecem no levantamento por conta da proximidade com colégios particulares. Por fim, o gramado entre as quadras 106 e 107 Sul, atrás do Cine Brasília, é conhecido por virar ringue com frequencia.

Um dos lugares mais visados pela garotada é a 310 Sul, onde mora um dos envolvidos na confusão no Parque da Cidade. A presença dos brigões foi inclusive flagrada pelo circuito interno de TV do Bloco J, que filmou a movimentação dos estudantes na quadra na última sexta-feira. Segundo porteiros de prédios ao redor da praça central, os meninos brigaram antes e depois de irem ao Parque. As câmeras não gravaram agressões, mas capturaram um grupo de pelo menos 30 jovens. Uns tiram a camisa e se alongam. Outros fingem brigar.

A briga mais feia, de acordo com os porteiros, ocorreu por volta das 18h30, logo depois de a turma ser afugentada pela polícia no Parque da Cidade. Dois garotos trocaram pancadas na praça da 310 Sul, onde as câmeras não alcançam. Dessa vez, o desentendimento não ficou restrito a dois adolescentes. Mais gente aderiu. “Quem escapou veio para cá. Fiquei preocupado de eles se matarem”, disse um funcionário. Segundo ele, moradores gritaram das janelas. Um homem desceu do apartamento com um cassetete na mão, para dispersar os arruaceiros.

Os porteiros contam que todas as sextas-feiras, alunos uniformizados se reúnem na mesma praça da quadra para beber refrigerante com vodca. A reunião, muitas vezes, acaba em briga. Os empregados do bloco identificam dois moradores da residencial. O resto, segundo eles, chega do Cruzeiro, Guará, asas Sul e Norte. “Mas a reunião é aqui. Eles ficam por aí, só falando de porrada”, completou um deles, que também viu a pancadaria de sexta. “Pulavam em cima da cabeça do menino. É uma coisa que não dá para entender”, resumiu.



Passional
O rapaz de 15 anos que admitiu ter brigado acrescentou na conversa com a polícia que o motivo do desentendimento com o rival, também de 15 anos, seria uma menina. A garota, moradora do Sudoeste, teria ficado com alguém da 310 Sul e desencadeado a briga. Mais de 100 estudantes se reuniram para assistir à disputa. “São sempre motivos banais e fúteis que movem esses garotos que têm de tudo. Nada justifica essas agressões. Quem está na plateia hoje pode estar um dia entre os brigões”, afirmou a delegada-chefe da DCA, Eliana Clemente.

Segundo ela, os pais do jovem se surpreenderam ao descobrir a participação dele no episódio. Descreveram-no como de temperamento tranquilo e afastado de confusões. Um contraste com as atitudes do estudante no Parque da Cidade. Segundo adolescentes presentes ao local, ele venceu a luta. E só parou de esmurrar o adversário ao quebrar um dos dedos. “Cabe aos pais conhecerem melhor seus filhos. Cabe a eles descobrir quem é esse garoto que convive com eles diariamente”, avaliou a delegada.

O jovem de 15 anos ouvido ontem pode ser acusado de lesão corporal. Se isso ocorrer, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê punições que variam de advertência até internação em centros especializados. As informações passadas por ele também servirão para a identificação do outro envolvido. A previsão é de que ele preste depoimento até o fim da semana.

A DCA também identificou um dos responsáveis por gravar e divulgar as lutas. As imagens, feitas por celulares, acabaram na internet. Também revelam os apelidos de alguns deles, que adotam nomes de lutadores profissionais para dificultar o acesso ao conteúdo. A maioria das gravações foi retirada da rede depois que as imagens foram veiculadas na televisão. Mas podem ser vistas no site do Correio.
Na cola dos briguentos

O Correio ouviu dos próprios alunos de escolas particulares o que eles pensam sobre episódios como o da última sexta-feira. A maioria disse que os socos e pontapés viraram rotina. E que sempre surgem por motivos fúteis, muitas vezes por ciúmes. “É gente marrenta. Um quer ser mais que o outro e aí parte pra briga”, comentou uma aluna de 16 anos, que aguardava o fim da aula, na 906 Sul, para encontrar os amigos.

As rixas entre as escolas começam, segundo a garotada, a partir de um caso isolado. “Neguinho marca de jogar bola e cai na porrada. Aí, no dia seguinte, têm 15, 20 na porta da escola para revidar”, disse um rapaz de 18 anos que concluiu o ensino médio no La Salle, no ano passado, e ontem estava na porta do colégio. A maioria dos alunos envolvidos na confusão do fim da semana passada vestia uniformes do La Salle e do Sigma.

Nos dias de pancadaria, a notícia se espalha rápido entre as salas. Os curiosos se aglomeram e, na hora da saída, seguem os brigões como se saíssem em procissão. Muitas vezes, no entanto, a confusão ocorre sem hora marcada. “Vem um grupo de outra escola e fica na porta. Aí, olhou feio, encarou sem motivo, tem briga”, explicou um rapaz de 17 anos, do Sigma.

O advogado Ronaldo Cavalcanti, 47, tem dois filhos no La Salle, um de 17 e uma de 15, e faz questão de deixá-los e buscá-los na porta do colégio. “Já tive a idade deles. Por isso, procuro conhecer a turma com quem eles andam e também saber o que eles fazem na internet”, comentou.

QUESTÕES:

1-Brasília é uma das cidades brasileiras que mais possuem adolescentes de classe média que se envolvem em atos violentos. O mais famoso deles foi o assassinato do índio Galdino, da Tribo Pataxó, que foi queimado vivo por um grupo de jovens que afirmou só querer brincar. Como explicar esse fenômeno?

2-Como os pais e as escolas devem agir para combater a violência desencadeada por jovens que se reúnem para brigar em grupos, como verdadeiras gangues?

3-De que maneira o uso da Internet contribui para esses confrontos?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como protagonista uma garota que se mostra indignada por ter sido acusada de ser o pivô de uma briga entre dois grupos de alunos. Ela se recusa a ser objeto de disputa entre eles.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: FATORES DESENCADEANTES DA VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS DE CLASSE MÉDIA.

3-Escreva uma carta a um jornal pedindo que alguém faça alguma coisa para conter a violência entre os jovens de Brasília. Você assumirá o papel de uma mãe aflita ou de uma adolescente que acredita em outros valores e tem horror de violência.

Nenhum comentário: