sábado, 21 de fevereiro de 2009

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


Sábado, 21 de fevereiro de 2009
Folha online

Escritor irlandês Christopher Nolan morre aos 43 anos
da Efe, em Londres

Morreu nesta sexta-feira aos 43 anos o escritor irlandês Christopher Nolan, que, apesar de estar quase totalmente imobilizado por uma paralisia cerebral, escreveu obras que lhe renderam prêmios e fama internacional.

Nolan, que tinha pouco controle sobre seu corpo, era obrigado a escrever com um computador e um teclado adaptados à sua deficiência.

Em 1988, o autor venceu o prêmio literário britânico Whitbread com sua autobiografia, "Under the Eye of the Clock" ("Sob o olhar do relógio", em tradução livre).

Nascido em 1965, Nolan teve paralisia cerebral em decorrência de uma insuficiência de oxigênio registrada por complicações no parto.

Aos 15 anos, publicou "Dam Burst of Dreams", muito elogiado pela crítica. Sua terceira obra importante, "The Banyan Tree", conta a história de uma mulher do oeste da Irlanda e sua família.

A presidente irlandesa, Mary McAleese, afirmou que Nolan era um escritor cujas conquistas eram tanto mais surpreendentes quanto o fato de ter que lutar diariamente contra a sua doença.


Folha Online Folha de S.Paulo

QUESTÔES:

1-Você considera a vida do escritor irlandês Christofer Nolan um exemplo de superação?
2-Por que tão poucas com paralisia cerebral e outras limitações têm ainda tanta dificuldade para seguir uma carreira?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como protagonista um personagem com paralisia cerebral.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: O preconceito ainda é a maior barreira que impede o portador de deficiência, física ou mental, de viver melhor.

3-Escreva uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo a ele providências para que aqueles que sofrem de alguma deficiência sejam melhor tratados e tenham acesso a edifícios adaptados.

4-Escreva uma dissertação que tenha como tema: O espaço urbano ignora os portadoresc de deficiência: calçadas sem rampa, quebradas, são alguns desses obstáculos.

Nenhum comentário: