terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PARA DISCUTIR A VIOLÊNCIA

Editorial Folha de S.Paulo- 3-2-2009

VIOLÊNCIA EM BAIXA
OS HOMICÍDIOS dolosos em território paulista caíram pelo nono ano seguido. Foram 4.426 casos em 2008, queda de 9,2% sobre 2007. Para cada 100 assassinatos cometidos em 1999 -o pico da violência no Estado- ocorreram 34 em 2008. Trata-se de um avanço persistente e expressivo, que poucos antecipavam uma década atrás.
Apesar do incremento nos latrocínios -que entre 2007 e 2008 cresceram de 218 para 267-, a queda contínua e acentuada nos homicídios já faz do caso paulista um paradigma internacional. O declínio resulta de uma série de ações adotadas nos últimos anos na segurança pública, na gestão penitenciária e na administração da Justiça.
O aparato e a gestão policial foram modernizados; a polícia e o Ministério Público aperfeiçoaram métodos e índices de elucidação de crimes; o Judiciário pôde condenar os praticantes de crimes graves a penas mais duras; desde 1999, o número de unidades prisionais em todo o Estado sofreu forte expansão e passou de 62 para 147.
Ademais, a demografia paulista, que antes contribuía para o aumento da violência, passa por uma transformação. Cessaram as grandes ondas de migração, e a idade média da população tem crescido. Comunidades mais estáveis e enraizadas, com parcela de jovens decrescente, tendem a ser menos conflituosas.
Nesse contexto, a política pública soube responder bem à crescente demanda popular por segurança pública. Mas é preciso avançar mais. O sistema informatizado de dados e mapeamento criminal, por exemplo, ainda não se generalizou pelo interior do Estado. Trata-se de ferramenta crucial no planejamento da repressão.
A conquista obtida ao longo de nove anos é notável, mas ainda insuficiente para dotar o Estado de São Paulo de índices de violência similares aos de países desenvolvidos. E é isso que as autoridades precisam almejar.

QUESTÕES

1-Comente o título do editorial da Folha: Violência em baixa.

2-Analise a frase do editorial, que aponta algumas das causas da diminuição do número de homicídios: "Cessaram as grandes ondas de imigração, e a idade média da população tem crescido."

PROPOSTAS

1-Escreva uma narração em que o protagonista é vítima de violência física ou psicológica, ou ambas.
2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A VIOLÊNCIA URBANA.

Nenhum comentário: