domingo, 22 de fevereiro de 2009

VISITA DE HILLARY CLINTON À CHINA


Folha de Sâo Paulo
São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cooperação sobre clima é "imperativa", diz Hillary
Em Pequim, ela afirma que solução de temas globais exige envolvimento da China

Secretária de Estado insta chineses a "não cometerem os erros que cometemos"; chanceler fala em elevar relações "a novo patamar"

RAUL JUSTE LORES
DE PEQUIM

Na mais importante visita de sua primeira turnê internacional como secretária de Estado americana, Hillary Clinton usou vários provérbios chineses e priorizou discussões sobre o meio ambiente e o aquecimento global - em vez de economia ou direitos humanos.
Do lado chinês, houve redobradas manifestações de confiança na economia americana e até galanteios. "A senhora é muito mais bonita e jovem do que se vê pela TV", disse Dai Bingguo, membro do Conselho de Estado chinês e do Comitê Central do Partido Comunista.
"Acho que vamos nos dar muito bem", respondeu ela.
Hillary se encontrou com o presidente chinês, Hu Jintao, com o premiê, Wen Jiabao, e com o chanceler, Yang Jiechi. Visitou uma usina de gás ecologicamente moderna que usa turbinas desenvolvidas pela americana General Electric.
"Desejamos que vocês não cometam os mesmos erros que cometemos antes", disse. "Quando nós estávamos nos industrializando e crescendo, nós não sabíamos como fazer melhor, nem a Europa."
A secretária afirmou várias vezes ao longo do dia que "temos de elevar a relação bilateral a outro nível, aprofundar e fortalecer a cooperação entre EUA e China". "É imperativo que cooperemos na mudança climática, na crise econômica global, no desenvolvimento."
Yang comentou que os dois países enfrentam "uma série de desafios", o que exige que "fortalecer o diálogo e elevar as relações a um novo patamar".
No encontro com o premiê, Hillary usou um trecho do clássico "A Arte da Guerra", de Sun Tzu: "Todos os países devem cruzar o rio pacificamente por estarem no mesmo barco".
Ao falar da necessidade de maior cooperação, Hillary usou outro ditado chinês, que fala de planejamento e da antecipação de problemas. "Você deve perfurar um poço de água antes de sentir sede."
Reportagens sobre o encontro foram escassas na mídia estatal, que sempre aguarda diversas autorizações antes de noticiar qualquer assunto sensível. Boa parte dos encontros ocorreu em Zhongnanhai, complexo fortificado onde trabalham e moram os líderes comunistas.
Organizações de direitos humanos criticaram Hillary por afirmar na sexta que a repressão no Tibete e os direitos humanos não deveriam interferir na busca por consensos em outras áreas entre os dois países.
O grupo Defensores Chineses dos Direitos Humanos disse que vários ativistas estavam ontem em prisão domiciliar para evitar protestos.
O chanceler Yang disse que seu governo está pronto para discutir direitos humanos com Washington na base de "igualdade e não-interferência em assuntos internos"."As caras sorridentes do povo chinês atestam nosso respeito aos direitos humanos", disse.

QUESTÕES:

1-Qual é a importância da visita da secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton à China?

2-Usar provérbios chineses foi uma boa tática de Hillary para se aproximar e ganhar simpatia dos dirigentes chineses?

3-No seu ponto de vista, Hillary vai conseguir o apoio do governo chinês para combater o aquecimento global, já que esses dois países estão entre os mais poluidores do mundo?

4-Já dá para comparar a postura da secretária de Estado Hillary Clinton com a ex-secretária Condolezza Rice?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A responsabilidade da China e dos Estados na questão ambiental.

2-Escreva uma narração que se passe na China e cujo personagem principal é um estudante universitário que defende a independência do Tibete, sob o domínio da China, e critica ferozmente o regime chinês.

3-Crie uma charge que trate do tema poluição, fazendo uma crítica à China e aos Estados Unidos.

4-Crie uma tira que aborde o mesmo tema.

Nenhum comentário: