sábado, 14 de fevereiro de 2009

A FOTO FALA POR SI


A versão da polícia Suíça de que a brasileira Paula, atacada por skinheads, não estava grávida e teria se automutilado, cortando-se com um estilete em várias partes do corpo e fazendo inscrições do Partido de extrema direita que faz parte do governo,
é muito estranha e beira o absurdo.
A foto acima, de Steffen Schmidt, da AP Photo, reproduzida hoje na Folha de São Paulo, mostra o comandante da Polícia de Zurique e o legista que sustentou que a brasileira não estava grávida.
Está parecendo o romance "O Processo", do escritor Franz Kafka, que mostra o protagonista, acima de qualquer suspeita, sendo investigado e condenado, sem que haja nenhuma acusação contra ele. É um processo fantasma, engendrado na sombra. Está parecendo o caso de Paula. Ela foi vítima de uma agressão assustadora e agora a imprensa e o governo tentam inverter os fatos. Paula, para ter se automutilado, teria que ser uma excelente contorcionista.

QUESTÕES:

1-Você acredita na versão da Polícia e do legista suíço?

2-A Suíça é considerada uma das nações do mundo que mais respeitam os direitos humanos. Comente esse fato comparando-o com a agressão sofrida por Paula.

3-Faça uma leitura crítica da foto acima. Amplie-a para enxergá-la melhor.

PROPOSTAS:

1-Escreva uma dissertação que tenha como tema: A democracia muitas vezes esconde comportamentos tirânicos.

2-Escreva uma carta ao chefe de polícia de Zurique, Philipp Hotzenkocherle, contestando a versão da polícia de que provavelmente Paula mentiu, ameaçando-a de sofrer ações legais por "falsas denúncias e engano de autoridades judiciais."

Nenhum comentário: