segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O GOLPE DO BILHETE PREMIADO



É duro acreditar que alguém possa ainda cair nesse golpe tão velho. Ele tem início com um "caipira" oferecendo a um pedestre, geralmente idoso, um bilhete premiado, mostrando a ele uma lista de premiados, onde consta o número daquele bilhete que ele tem em mãos. É claro que a lista é falsa.
A alegação do "caipira" é que ele não possui documentos, por isso não pode ir à Caixa retirar o prêmio. Então, ele propõe à vítima que retire um dinheiro do banco e compre o seu bilhete por uma importância que costuma variar entre 10 e 20 mil reais.
Na semana passada, em Rio Claro, uma senhora de 75 anos caiu no golpe. Deu aos bandidos 20 mil reais e ficou com o bilhete na mão, a ver navios, quero dizer, a ver o seu dinheiro sumindo na paisagem, virando pó. Além dos dois "caipiras" em terra, havia uma "madame" bem vestida, dirigindo um Toyota Corola, dando cobertura aos safados.
(Jaime)

QUESTÕES:

1-Na sua opinião, o que levou essa senhora a cair no golpe?

2-Na Internet, todos os dias chegam e-mails com propostas mirabolantes, falsas. Você já caiu em algum golpe na Internet?

3-Outro golpe famoso é o da corrente de dinheiro, também conhecido como golpe da pirâmide. Você já recebeu alguma proposta do gênero?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa que tenha como protagonista uma pessoa que caiu no golpe do bilhete premiado. Mostre como ela se sente após o ocorrido e como os outros personagens reagem em relação a ela.

2-Escreva uma dissertação que tenha como tema: Só há golpistas porque há pessoas que caem nos golpes aplicados.

3-Escreva uma crônica que tenha como tema: Cair no conto do bilhete premiado hoje parece piada.

4-Escreva uma carta a um grande empresário brasileiro, com nome inventado por você, perguntando a ele como foi capaz de perder 10 milhões de dólares investindo na pirâmide do ex-investidor norte-americano Rupert Murdoch.

Nenhum comentário: