sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

VIAGEM NADA ROMÂNTICA


Navio Costa Romântica


Estado de S.Paulo Jornal da Tarde Portal Estadao

Sexta-feira, 27 fevereiro de 2009

Brasileiros passam apuros em cruzeiro

Navio teve incendiado um gerador. Passageiros não se feriram e começaram a ser retirados ontem

Adriana Carranca

Para os passageiros do Costa Romântica - entre eles 338 brasileiros -, a viagem que prometia ser um sonho terminou em pesadelo. O navio teve problemas em um dos quatro geradores elétricos, o que deu início a um incêndio. Além do susto, embora o fogo tenha sido controlado, os passageiros relatam vários apuros. Para evitar a fumaça, eles tiveram de subir para o deque e dormir ao relento e no escuro, uma vez que o incidente provocou um blecaute. Os passageiros começaram retirados da embarcação ontem.

O Costa Romântica saiu do Rio de Janeiro na segunda-feira e deveria ter aportado ontem em Buenos Aires.

Os 1.479 passageiros ficaram sem ar condicionado e banho quente. A luz interna e os refrigeradores que armazenam a comida estariam funcionando por meio de geradores substitutos, segundo a assessoria de Imprensa da Costa Cruzeiros.

“Os passageiros estão bem. Não houve problemas com eles”, afirmou um funcionário da companhia. “O barco não está encalhado, mas sim parado para reparos até que os técnicos resolvam a falha”, informou a empresa. Os problemas só foram resolvidos por volta das 20h (hora de Brasília).

Revolta

Um passageiro identificado como Márcio afirmou ao Jornal Nacional que a situação a bordo era crítica: “Há muitas crianças e idosos. Estamos sem poder ir às cabines e só temos sanduíches para comer. Todos estão revoltados.”

Por volta das 21h, os passageiros começaram a desembarcar em Punta del Este. De acordo com a Costa Cruzeiros, havia duas opções para a retirada: usar rebocadores para remover o navio ou ferry boats para o resgate. Todos deveriam ser enviados para hotéis em Punta del Este e Montevidéu, e teriam providenciado transporte até Buenos Aires.

O fato de ter bandeira italiana e de estar em águas uruguaias não tira os direitos dos consumidores brasileiros. “O que vale é a lei do país onde a obrigação entre empresa e cliente se constituiu, ou seja, onde o pacote foi adquirido”, disse o diretor de Atendimento do Procon, Evandro Zuliani.

Entre os direitos está o reembolso em espécie (nova viagem) ou dinheiro, proporcional aos dias em que o navio ficou parado.

A companhia afirmou que indenizará os passageiros no equivalente a dois dias de cruzeiro e um crédito de 20% sobre o preço pago para ser usado em futuras viagens. “A empresa pode fazer sua oferta, mas é o cliente quem dá a palavra final”, disse Zuliani.

Sky Wonder

Em fevereiro de 2008, um navio fretado pela empresa CVC, com 1.500 passageiros, teve pane no sistema de caldeira a 10 quilômetros de Punta del Este. O navio Sky Wonder tinha saído de Santos com destino a Montevidéu. Os passageiros foram retirados de barco e levados para um city tour pela capital uruguaia.

QUESTÕES:

1-Comente o incidente com o navio Costa Romântica.

2-Você já fez algum cruzeiro. Como foi?

PROPOSTAS TEMÁTICAS:

1-Escreva uma narrativa com narrador-personagem que relate uma situação desesperadora vivida pelo personagem em um cruzeiro.

2-Escreva uma carta argumentativa ao diretor da operadora de turismo responsável pelo cruzeiro, fazendo reclamações por problemas ocorridos a bordo do navio. aconteceu.

Nenhum comentário: