quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A SUÍÇA E OS SEUS NEONAZISTAS

A imprensa suíça só hoje noticiou a tortura que os skinheads suíços impuseram à advogada brasileira. Ainda assim, apresentando o fato a partir da imprensa brasileira, como se resistisse a acreditar que "civilizados suíços", do principal partido do país, fossem capazes de cometer tamanha barbaridade.
O que choca, além do fato em si e da omissão da imprensa, foi a atitude da policial que ameaçou Paula logo após o crime bárbaro, em que ela perdeu as duas meninas que estava esperando. Em vez de examinar as dezenas de marcas e inscrições nazistas no seu corpo, a policial perguntou à Paula se ela não estava mentindo, e a ameaçou caso isso estivesse ocorrendo. A cegueira de uma cultura, que se recusa a ver o que está mais do que visível, é de uma violência igual ou até maior do que a dos jovens nazistas.
O grande dramaturgo e romancista suíço Frederick Durrenmatt, autor da extraordinária peça teatral "A Visita da Velha Senhora", afirmou certa vez que a chamada perfeição suíça não passava de um mito. Ele mesmo se dizia preso naquele país, que já foi considerado um modelo de democracia. E falou que a maioria dos suíços, embora não admitissem, se sentiam assim, vigiados por um sistema invisível, mas tirânico. Li essa matéria há muitos anos, mas me recordo dela como se fosse hoje.
Ninguém fala sobre se os skinheads estão sendo procurados. Tudo indica que não. Voltarei em breve a esse assunto. Ele ainda não se esgotou.
(Jaime)

Nenhum comentário: